
09/10/2023
No último sábado, dia 07, ocorreu, na Estação Experimental de Tupi (Horto de Tupi), o evento “O Horto e a Agroecologia 2”, que reuniu cerca de 60 pessoas.
O evento, parte do “Vem pro Horto” e das Semanas Agroecológicas Piracicaba Orgânica (SAPO), foi uma realização conjunta da Prefeitura (por meio da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente – SIMAP), do Instituto de Pesquisas Ambientais (IPA), da Fundação Florestal (FF) e do Laboratório de Educação e Política Ambiental (Oca/ESALQ-USP), em parceria com o Movimento “Tô Aqui”, Sítio Casamato, Faculdade de Tecnologia de Piracicaba (FATEP), Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” – ESALQ/USP (PET Ecologia e Grupo de Estudos e Práticas para o Uso Racional da Água – GEPURA), Consórcio PCJ e Associação de Surdos Libras Piracicaba (ASSUPIRA), bem como apoio da Guarda Civil. Além disso, todas as edições do programa Vem Pro Horto contam com ônibus gratuito, por meio do apoio e parceria da Semuttran e TUPi.
O evento começou com uma mesa redonda, cujo tema foi “Construindo a agroecologia em Piracicaba e região”, a qual contou com representantes do Movimento Tô Aqui, da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (SEMA), da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI) e de produtores agroecológicos. Felipe Del Lama, Engenheiro Agrônomo da SEMA comentou: “É muito gratificante ter a oportunidade de representar a SEMA em um evento dessa natureza! Com certeza, o círculo de interação proporcionada por este evento só fortalece o vínculo entre produtores agroecológicos, instituições públicas, sociedade civil e munícipes, na busca por sistemas de produção mais sustentáveis e menos dependentes de insumos químicos”.
Após a mesa, foram desenvolvidas diversas atividades: jogo sobre água virtual e maquete de uma bacia hidrográfica, oficina de libras, circuito sensorial, jogo sobre a origem dos alimentos e roda de conversa sobre agroecologia e soberania alimentar. Também foi realizada uma pequena feira de produtores agroecológicos. Lidi Mansarini, participante do Movimento Tô Aqui, comentou sobre o evento: “Foi uma troca incrível, participar da construção desse espaço de fala sobre agroecologia, pluralidade, desenvolvimento sustentável e tudo o que envolve a agroecologia e uma alternativa saudável de produção de alimentos. Uma manhã ocupando um espaço que tem sido de resistência e uma energia muito boa, com um pessoal totalmente envolvido com a pauta e a luta. Adorei participar e voltei com o coração alegre e feliz!”. Karina Maldonado, profa. da ESALQ e coordenadora do PET Ecologia também elogiou a iniciativa: “O evento uniu pessoas e compartilhou conhecimentos e práticas para o bem comum. Adorei!”.
Maria Luísa Bonazzi Palmieri, Especialista Ambiental do Instituto de Pesquisas Ambientais, comentou: “Nesse evento conseguimos trazer um público que não costuma frequentar o Horto e contribuir com o diálogo sobre o enraizamento da agroecologia na região. Foi interessante perceber também a troca entre as próprias instituições organizadoras do evento, sendo que um pôde conhecer o trabalho do outro e construir pontes”.
Bruno Fernandes, educador ambiental da SIMAP mencionou ainda: “O movimento de agroecologia em Piracicaba tem se fortalecido cada vez mais, buscando a promoção da soberania alimentar e o combate a fome, nesse contexto, trazer esse debate para o programa ‘Vem pro Horto’ é uma comprovação da diversidade de temáticas e o compromisso da inclusão social que buscamos construir no espaço”.
O próximo evento do “Vem pro Horto” será o “Abelhas no Nosso dia a dia”, no dia 28 de outubro, aberto a toda a comunidade e com atividades para todos os públicos, desde crianças até adultos.
Texto: Maria Luíza Bonazzi Palmieri