31/10/2023

No dia 26 de outubro, na Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (ESALQ/USP), as escolas municipais, estaduais e particulares de Piracicaba e região participantes do EducaTrilha na Escola tiveram a oportunidade de dialogar com uma banca composta de doze profissionais, divididos em quatro trios, sobre seus projetos de educação ambiental, cultural, de saúde e bem-estar, cujos portfólios foram lidos e analisados na íntegra pela banca. Nesses documentos, as escolas detalharam as atividades realizadas, incluindo as visitas à Estação Experimental de Tupi (Horto de Tupi), os aprendizados e relações com os critérios de pontuação do programa.

Maria Luísa Bonazzi Palmieri, especialista ambiental do Instituto de Pesquisas Ambientais e coordenadora do programa, explica o intuito da atividade: “Mais do que um momento de pontuar os projetos para selecionar os vencedores dessa edição, a ideia foi proporcionar troca e diálogo formativo, de modo que os professores possam ter um feedback de profissionais da área sobre as atividades que desenvolveram, conhecer as experiências das outras escolas e assim ter subsídios para o aprimoramento contínuo dos trabalhos”.

Charles Albert Medeiros, gestor de atividades e colaborador do grupo de extensão e pesquisa CRECIN e Museu “Luiz de Queiroz”, da ESALQ/USP, comentou sobre a experiência de participar da banca: “Ter a oportunidade de participar da banca do EducaTrilha foi uma experiência incrível! O contato com tantos projetos faz você se sentir parte dessa iniciativa em transformar os espaços de ensino em locais seguros, com saúde, educação, diversidade e respeito. Eu me emocionei ao ver os relatos e as apresentações. Saber que professores e educadores estão tão empenhados em oferecer oportunidades para alunas e alunos se desenvolverem é algo que demonstra o papel e potencial que um professor ou professora tem para mudar o mundo, pouco a pouco, um passo de cada vez!”. Paulo Paschoalino, gerente de qualidade e sustentabilidade da CJ do Brasil, também compartilhou: “Foi uma grande honra poder avaliar e ver em detalhes o cuidado, carinho, dedicação e amor que professores, alunos e comunidade olham para as questões socioambientais ao seu redor e obtém resultados extraordinários de forma tão consistente”.

Os professores aprovaram a ideia. Elaine Regina Teixeira, professora de Ciências e Protagonismo Juvenil da Escola Estadual Prof. José Martins de Toledo, elogiou: “O projeto EducaTrilha para mim foi uma experiência única. Consigo enxergar meu melhor ano como profissional da educação por conta de toda essa vivência. Durante a banca pude compartilhar todo trabalho realizado em nossa escola no decorrer do ano letivo, trabalho esse feito com muito amor e dedicação de todo corpo docente, discente e gestão. É gratificante receber essa energia de dever cumprido. O compartilhamento de ideias com apresentação de outras escolas foi enriquecedor”. Alessandra deLuca, professora de educação infantil da Escola Municipal Olívia Almeida de Carvalho Feres, complementou: “As políticas públicas muitas vezes dão um banho de água fria em nós. Quando a gente vem no EducaTrilha toda a esperança se renova”.

A apresentação dos resultados dos projetos das escolas e o anúncio das escolas vencedoras serão realizados no dia 09 de novembro, às 19h, no Anfiteatro da Secretaria Municipal de Educação, localizado à Rua Cristiano Cleopath, 1902 –  Bairro dos Alemães, Piracicaba. Os professores das escolas vencedoras receberão como prêmio uma viagem pedagógica ao Núcleo Pincinguaba do Parque Estadual da Serra do Mar, em Ubatuba.

Laís Ferraz de Camargo, educadora ambiental do NEA/SIMAP, comenta sobre o evento de premiação: “O evento não só encerra a edição deste ano, mas também é uma oportunidade de ampliar a divulgação do EducaTrilha, engajando outras escolas e instituições a participarem nos próximos anos”.

A edição 2023 do “EducaTrilha na Escola” (4ª edição) conta com o patrocínio da OJI Papéis e da CJ do Brasil e é uma realização conjunta do Instituto de Pesquisas Ambientais (IPA), da Prefeitura de Piracicaba (através da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Meio Ambiente de Piracicaba – SIMAP), do Laboratório de Educação e Política Ambiental (Oca/ESALQ/USP) e da Fundação Florestal (FF). O programa tem o apoio da Secretaria Municipal de Educação (SME), da Secretaria Municipal de Ação Cultural (SEMAC), da Diretoria de Ensino da Região de Piracicaba, do Grupo Multidisciplinar de Educação Ambiental (GMEA), do Programa Germinar, da OSCIP Pira21 – Piracicaba realizando o futuro, da Fundação Triunfo, do Movimento Tô Aqui, da Aiôn Socioambiental, do Movimento pela Educação Humanizadora (MOVEH), do Imaflora, do Instituto Olinto Marques de Paulo (OMP) e da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” – ESALQ (Grupo de Estudos Desafios da Prática Educativa – GEDePE, Programa USP Recicla, Grupo de estudos e práticas para o uso racional da água – GEPURA, Centro de Estudos e Pesquisa para Aproveitamento de Resíduos Agroindustriais – CEPARA, Centro de Referência em Ensino de Ciências da Natureza, Museu de Ciências, Educação e Artes “Luiz de Queiroz” – CRECIN, PET Ecologia e Núcleo de Apoio à Cultura e Extensão Universitária em Educação e Conservação Ambiental – NACE-PTECA).

Texto: Maria Luísa Bonazzi Palmieri