06/09/2023

Na noite da última terça-feira, 5 de setembro, faleceu Enrique Forero González, importante representante da botânica mundial. O corpo técnico do Instituto de Pesquisas Ambientais (IPA) lamenta profundamente a perda deste profissional que colaborou em pesquisas de levantamentos e estudos de flora junto ao Instituto de Botânica desde a década de 1970.

O botânico colombiano foi fundador da Associação Botânica da América Latina e membro fundador do Comitê Científico da Rede Botânica da América Latina. Sua atuação na ciência botânica o levou a atuar como diretor de pesquisa no Jardim Botânico de Missouri e diretor do Instituto de Botânica Sistemática do Jardim Botânico de Nova Iorque e como professor visitante ou adjunto em universidades e centros de pesquisas no Brasil, Colômbia, Dinamarca e Estados Unidos.

“Ele foi um colaborador muito importante para a botânica brasileira, estimulando, orientando e apoiando os estudiosos dessa área. Mais especialmente, com o Instituto de Botânica (atualmente parte do IPA), participando de projetos de pesquisa de levantamentos e estudos de flora, desde 1977 (Flora de Paranapiacaba, Reserva de Mogi Guaçu, Parque Estadual da Ilha do Cardoso, Serra do Cipó). Em 1980 permaneceu por três meses como pesquisador visitante no Instituto e nos anos seguintes continuou a colaborar com os pesquisadores, ministrando cursos e participando de reuniões e congressos. Como pesquisador visitante, em 2005 e 2006, atuou no projeto “Flora Fanerogâmica do Estado de São Paulo”, com auxílio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). Era especialista na família das Leguminosas (Fabaceae) e Connaraceae e descobridor de várias espécies vegetais novas para a ciência”, relatou a pesquisadora científica do IPA Lucia Rossi.

“Forero colaborou com o Instituto de Botânica a estabelecer a pesquisa em taxonomia vegetal”, pontou a pesquisadora Rosangela Simão Bianchini.