
19/09/2023
No dia 14 de setembro, foi realizado o 10° encontro formativo do “EducaTrilha na Escola”, na Casa do Bem Viver do Laboratório de Educação e Política Ambiental da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” da Universidade de São Paulo (Oca/ESALQ/USP), com o tema “Objetivos do Desenvolvimento Sustentável: reflexões e práticas”. Maria Luísa Bonazzi Palmieri, especialista ambiental do Instituto de Pesquisas Ambientais e coordenadora do programa explica sobre a proposta do encontro: “A ideia foi propiciar aos professores a oportunidade de conhecer um local que possui diversas tecnologias sociais, que podem ser implantadas também na escola (como Sistemas Agroflorestais, bacia de evapotranspiração, espiral de ervas, horta, entre outras) de modo a inspirar o diálogo com diversos atores sociais (profissionais da equipe organizadora de várias instituições, estudantes da ESALQ de diferentes grupos e representantes das empresas patrocinadoras) sobre os ODS e sua aplicação na escola”.
“Tratar de um tema global a partir de possibilidades reais aproxima os projetos desenvolvidos nas escolas da agenda ambiental proposta pela ONU, assim como amplia as reflexões sobre a implementação dos objetivos no município”, complementa Laís Ferraz de Camargo, educadora ambiental do NEA-SIMAP.
Assim, na primeira parte do encontro, os professores dividiram-se em cinco grupos, sendo que em cada um foram apresentadas algumas tecnologias sociais da Casa do Bem Viver e dialogou-se sobre um conjunto de ODS, bem como sobre as atividades que são desenvolvidas nas escolas abordando os mesmos. Camila Beltrame Oliveira, estudante do quarto ano do Curso de Gestão Ambiental da ESALQ e membro do subgrupo “Casa do Bem Viver” da Oca/ESALQ, falou da satisfação do grupo em receber o encontro: “Foi incrível receber o EducaTrilha na Casa do Bem Viver. A troca foi muito rica com os professores, os quais saíram inspirados e com novas ideias sobre como trabalhar os ODS nas escolas”. Mônica Salles, Sustentabilidade e Comunicação da OJI Papéis, também elogiou a iniciativa: “Vivenciar práticas ligadas aos ODS com educadores é concretizar o sonho de co-criação de cidade e pessoas melhores para nosso futuro”.
Após os diálogos em grupo, Matheus Berto, do Programa Germinar, conduziu os professores a refletirem sobre o que cada um gostaria de fazer para tornar o mundo melhor, em um cenário sem nenhuma limitação (de recursos financeiros, tempo etc.). Os professores foram incentivados a sonharem em direção à sustentabilidade. Sobre a experiência, Matheus comentou: “Fiquei impressionado com o potencial dos professores. Que honra poder ouvir suas experiências e ter a certeza que a solução dos nossos problemas da sociedade vão vir com a colaboração deles e projetos como o EducaTrilha dão energia para as soluções serem colocadas em prática”.
Gilberto João Beltrame, professor de Ciências da Escola Estadual “Prof. Manassés Ephrain Pereira”, relatou sua experiência: “Foi uma experiência muito produtiva, tendo assim um ganho substancial para a nossa vivência e nos permite reproduzir no dia a dia com nossos alunos”. Carla Aparecida Manesco Maciel, coordenadora pedagógica do Espaço Cirandarte, complementou: “Neste encontro, além de conhecer um espaço sustentável, tivemos a oportunidade de explorar os ODS estabelecendo relações com a rotina escolar e com os projetos que estão sendo desenvolvidos nas escolas. A troca entre equipe e professores traz sempre reflexões necessárias e novas ideias. Isso é essencial para o desenvolvimento do trabalho”.
A edição 2023 do “EducaTrilha na Escola” (4ª edição), que conta com o patrocínio da OJI Papéis e da CJ do Brasil, é uma realização conjunta do Instituto de Pesquisas Ambientais (IPA), da Prefeitura de Piracicaba (através da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Meio Ambiente de Piracicaba – SIMAP), do Laboratório de Educação e Política Ambiental (Oca/ESALQ/USP) e da Fundação Florestal (FF). O programa tem o apoio da Secretaria Municipal de Educação (SME), da Secretaria Municipal de Ação Cultural (SEMAC), da Diretoria de Ensino da Região de Piracicaba, do Grupo Multidisciplinar de Educação Ambiental (GMEA), da OSCIP Pira21 – Piracicaba realizando o futuro, da Fundação Triunfo, do Programa Germinar, do Movimento Tô Aqui, do Movimento pela Educação Humanizadora (MOVEH), do Instituto Olinto Marques de Paulo (OMP) e da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” – ESALQ (Grupo de Estudos Desafios da Prática Educativa – GEDePE, Programa USP Recicla, Grupo de estudos e práticas para o uso racional da água – GEPURA, Centro de Estudos e Pesquisa para Aproveitamento de Resíduos Agroindustriais – CEPARA, Centro de Referência em Ensino de Ciências da Natureza e Museu de Ciências, Educação e Artes “Luiz de Queiroz”).
Texto: Maria Luísa Bonazzi Palmieri
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