
25/08/2023
No último sábado, dia 19 de agosto, foi realizado o evento “O Horto é Nosso 2”, no âmbito do Programa “Vem pro Horto”, por meio da união entre a Prefeitura de Piracicaba (por meio da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente – SIMAP), o Instituto de Pesquisas Ambientais (IPA), a Fundação Florestal (FF), a Associação Pais Amigos Surdos Piracicaba (APASPI), o Grupo de Estudos e Práticas para o Uso Racional da Água (GEPURA), o Centro de Estudos e Pesquisa para o Aproveitamento de Resíduos Agroindustriais (CEPARA), o Pajé Rosivaldo – Terapia Medicina da Floresta, o Laboratório de Educação e Política Ambiental – Oca (por meio da Casa do Bem Viver e Raízes de Tupi), o Projeto Corredor Caipira, o Espaço PIPA, o Centro de Reabilitação de Piracicaba, a Associação de Surdos Libras Piracicaba (ASSUPIRA), o Programa Germinar e a Faculdade de Tecnologia de Piracicaba (FATEP) com entrada gratuita.
Beatriz Ap. dos Reis Turetta, primeira secretária da diretoria executiva da Assupira, comenta sobre a potência desse trabalho coletivo: “Quando as organizações se unem no evento ‘O horto é nosso’, a população ganha a oportunidade de ampliar seus horizontes. Gosto de pensar nesse evento como se fosse uma luneta dos sonhos. Em meio a um mundo que parece estar desmoronando em muitos sentidos, pela minha luneta eu vi no horto um recorte de tempo e espaço em que as pessoas e a natureza conviviam em harmonia respeitando todo tipo de existência e de diferença. Voltei para casa vislumbrando que um dia a população compreenda a riqueza desses momentos e que eles possam se repetir em outros espaços da cidade”.
Foram realizadas atividades para todos os públicos, como trilha sensorial, oficina de libras, exposição de plantas medicinais com o pajé, vivências de yoga, jogo da biodiversidade, oficina de boneco de graveto e arte de brincar, oficina de tintas naturais, atividades sensoriais e identificação de sugestões para o aprimoramento do Horto.
Maria Luísa Bonazzi Palmieri, Especialista Ambiental do Instituto de Pesquisas Ambientais, comentou sobre os resultados do evento: “Nesse sábado tivemos uma manhã muito especial, unindo quinze instituições para proporcionar à diversidade de pessoas, de todas as idades, com e sem deficiência, aprendizado, contato com a natureza, lazer e bem estar. O resultado aquece nossos corações”.
“Ocupar o Horto de Tupi de forma responsável e inclusiva é um dos objetivos do Programa Vem Pro Horto e que conseguimos alcançar com o ‘Horto é Nosso’. Isso enriquece e potencializa as nossas vivências”, complementa Laís Ferraz de Camargo, educadora ambiental do NEA-SIMAP. Denise Lourenço, psicopedagoga do Programa de Habilitação e Reabilitação de Pessoas com Deficiência e suas Famílias – Proteção Básica da Apaspi complementou: “Fiquei muito encantada com o evento e da grandeza e do poder de levar ao ser humano ao contato com a natureza e não só o conhecimento, mas os valores dela. Ressalto que todos que passaram pelas oficinas tiveram oportunidades única e foi gratificante na beleza do respeito a inclusão para todos com muito carinho e alegria de uma manhã de sábado”.
Lorena Braga, 39 anos, fonoaudióloga e mãe da Valentina, de 7 anos, fala do caráter acolhedor do evento: “Foi ótima a experiência das oficinas, incluindo tanto crianças quanto adultos. Estou achando muito acolhedor. As crianças estão levando boneco de graveto, saquinho de terra, pegaram na minhoca… Aprendi a pintura com babosa, vou fazer em casa. Gostei muito, pudemos experimentar várias coisas”. Fernando Cavallari, 44 anos, artista (palhaço Panela), também ficou encantado com a experiência: “Achei maravilhoso o evento, excelente, bem organizado, dinâmico, atraente… Envolve bastante a comunidade, vários tipos de pessoas… E o espaço é incrível!”. Jussara Morales Marciano, coordenadora do Centro Integrado de EJA da Secretaria Municipal de Educação, 60 anos, também elogiou a iniciativa: “Adorei, de verdade, muito bom. Gostei muito da trilha. Agradecemos muito a oportunidade. Um evento maravilhoso”.
O próximo evento do “Vem pro Horto” será neste sábado, dia 26 de agosto, das 9 às 12h, com o “Dança no Horto”.
Todas as edições do programa Vem Pro Horto contam com ônibus gratuito, por meio do apoio e parceria da Semuttran e TUPi. O ônibus sai da plataforma B03 do Terminal Central de Integração (TCI), às 8h10, com possibilidade de interessados embarcarem em qualquer ponto de ônibus urbano durante o trajeto. O retorno a partir do Horto ocorre às 12h00. O itinerário está disponível no site da TUPi (linha 221 – Horto de Tupi): https://www.tupitransporte.com.br/linhas-e-horarios.
Texto: Maria Luísa Bonazzi Palmieri
Notícias relacionadas
- IPA e parceiros realizam planejamento anual de programa de educação ambiental oferecido a grupos da terceira idade de Piracicaba e Santa Bárbara d’Oeste
- IPA marca presença no XII Encontro de Pesquisa em Educação Ambiental
- IPA promove expedição botânica na Unifesp com identificação das espécies arbóreas presentes no Campus Guarulhos