
30/08/2023
No último dia 23 de agosto foi realizado, na Estação Experimental de Tupi (Horto de Tupi), o um encontro formativo extra do “EducaTrilha na Escola”, com o Pajé Rosivaldo Pereira Santos, que abordou o tema “Saúde, bem-estar e qualidade de vida do professor”. Maria Luísa Bonazzi Palmieri, especialista ambiental do Instituto de Pesquisas Ambientais e coordenadora do programa explica como surgiu a ideia desse encontro que inicialmente não estava previsto na programação: “A iniciativa sobre esse encontro foi do próprio Pajé Rosivaldo, nosso grande parceiro, que participou do encontro sobre saúde e bem estar que fizemos dentro do programa e sentiu que o tema precisava ser abordado de forma mais profunda, diante de todo o contexto de desgaste profissional que o professor enfrenta, e gentilmente se colocou à disposição para compartilhar seus conhecimentos com os professores”.
Nesse encontro, que contou com rodas de conversa e trilha, o Pajé Rosivaldo falou sobre a importância do autoconhecimento e do autocuidado, da boa alimentação, do contato com a natureza e da espiritualidade. Mostrou diversas Plantas Alimentícias não Convencionais (PANC), plantas medicinais e seus benefícios. Ressaltou a importância de o(a) professor(a) olhar para si mesmo, para sua vida e saúde física e mental e se reconectar com a natureza para estar bem e assim poder cumprir sua missão. “Foi bem legal, o pessoal foi bem interativo, foi bem gratificante, de modo que o objetivo foi alcançado: passar a importância de cultivar a saúde e bem estar em contato com a natureza”, avaliou o Pajé Rosivaldo.
Elaine Regina Teixeira, professora de Ciências e Biologia da Escola José Martins de Toledo, elogiou a iniciativa: “Achei que de todas as vivências essa foi a mais humana de todas, pois não olhou só para o profissional, mas também para o professor como ser humano, que precisa estar bem para desempenhar bem o seu papel”. O professor de sociologia da Escola Estadual Manoel Dias de Almeida, Victor Ribeiro Rosalen, destacou o caráter interdisciplinar do tema: “Achei muito gratificante, foi uma experiência muito rica, tanto como professor quanto como cidadão. Tem muito o que passarmos para os alunos a partir disso em todas em todas as áreas do conhecimento, não só nas Ciências da Natureza”. “Hoje vimos o quanto somos pequenos e desconhecemos o poder de cura que a natureza tem a nos oferecer em todos os sentidos: espiritual, físico e mental”, completou a professora Lilia Pedroso Barbosa da Escola Municipal Profa. Ilda Jenny Stolf Nogueira.
A edição 2023 do “EducaTrilha na Escola” (4ª edição), que conta com o patrocínio da OJI Papéis e da CJ do Brasil, é uma realização conjunta do Instituto de Pesquisas Ambientais (IPA), da Prefeitura de Piracicaba (através da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Meio Ambiente de Piracicaba – SIMAP), do Laboratório de Educação e Política Ambiental (Oca/ESALQ/USP) e da Fundação Florestal (FF). O programa tem o apoio da Secretaria Municipal de Educação (SME), da Secretaria Municipal de Ação Cultural (SEMAC), da Diretoria de Ensino da Região de Piracicaba, do Grupo Multidisciplinar de Educação Ambiental (GMEA), da OSCIP Pira21 – Piracicaba realizando o futuro, da Fundação Triunfo, do Movimento Tô Aqui, do Movimento pela Educação Humanizadora (MOVEH), do Instituto Olinto Marques de Paulo (OMP) e da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” – ESALQ (Grupo de Estudos Desafios da Prática Educativa – GEDePE, Programa USP Recicla, Grupo de estudos e práticas para o uso racional da água – GEPURA, Centro de Estudos e Pesquisa para Aproveitamento de Resíduos Agroindustriais – CEPARA, Centro de Referência em Ensino de Ciências da Natureza e Museu de Ciências, Educação e Artes “Luiz de Queiroz”).
Texto: Maria Luísa Bonazzi Palmieri