
11/08/2023
Na última quarta-feira (09) foi realizado um encontro extra do “EducaTrilha na Escola” tendo como foco o uso do RPG Fundação Triunfo como ferramenta pedagógica. Os professores tiveram a oportunidade de vivenciar aventuras no Horto de Tupi e ter subsídios para criar suas próprias aventuras, sobre a realidade da escola e entorno, trabalhando a questão da violência e outras questões socioambientais, no âmbito dos seus projetos de educação ambiental, cultural e promoção da saúde e bem estar.
Maria Luísa Bonazzi Palmieri, especialista ambiental do Instituto de Pesquisas Ambientais e coordenadora do programa, fala sobre a importância dessa ferramenta pedagógica nesse contexto: “A partir dos encontros de tutoria que fizemos nas escolas, percebemos o quanto o RPG Fundação Triunfo poderia contribuir para que os professores criassem atividades nas quais os estudantes vivenciassem as questões socioambientais da escola e do entorno e tivessem que tomar decisões nesse cenário, desenvolvendo a solidariedade e a proatividade em direção à construção de sociedades sustentáveis”.
Tchelo Andrade, criador do jogo RPG Fundação Triunfo, comentou sobre a experiência: “O mais gratificante em jogar Fundação Triunfo RPG com os professores foi notar a determinação de aprender para ensinar nos olhos de cada um, se permitindo habitar também esse espaço de contínua aprendizagem”.
Felipe Albert, professor de inglês da Escola Estadual Manuel Dias de Almeida, elogiou a ferramenta: “Gostei, Já jogo RPG, mas nunca tinha jogado um RPG que trabalha habilidades socioemocionais. Nesse jogo, você trabalha essas habilidades enquanto traz o lúdico para a escola”. Márcia Maria de Oliveira, professora de língua portuguesa da Escola Estadual José Abílio de Paula, também relata sua experiência: “Eu achei incrível. Há muito tempo alguns alunos me chamavam para participar de jogos, aí no EducaTrilha eu conheci uma dinâmica, usei e tive bons resultados na escola, por isso resolvi vir hoje. Eu nunca tinha jogado e foi muito bom. O jogo ajuda a desenvolver a empatia, ajudar o outro e vivenciar sensações incríveis”.
Esse foi a primeira vez que oferecemos encontros extra para os professores que participam do EducaTrilha na Escola e o resultado não poderia ter sido melhor. O retorno dos participantes foi positivo e com certeza faremos mais atividades como essa, complementa Laís Ferraz de Camargo, educadora ambiental do NEA-SIMAP.
A edição 2023 do “EducaTrilha na Escola” (4ª edição), que conta com o patrocínio da OJI Papéis e da CJ do Brasil, é uma realização conjunta da Prefeitura de Piracicaba (através da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Meio Ambiente de Piracicaba – SIMAP), do Instituto de Pesquisas Ambientais (IPA), do Laboratório de Educação e Política Ambiental (Oca/ESALQ/USP) e da Fundação Florestal (FF). O programa tem o apoio da Secretaria Municipal de Educação (SME), da Secretaria Municipal de Ação Cultural (SEMAC), da Diretoria de Ensino da Região de Piracicaba, do Grupo Multidisciplinar de Educação Ambiental (GMEA), da OSCIP Pira21 – Piracicaba realizando o futuro, da Fundação Triunfo, do Movimento Tô Aqui, da Rotas Afro, Movimento pela Educação Humanizadora (MOVEH), do Instituto Olinto Marques de Paulo (OMP) e da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” – ESALQ (Grupo de Estudos Desafios da Prática Educativa – GEDePE, Programa USP Recicla, Grupo de estudos e práticas para o uso racional da água – GEPURA, Centro de Estudos e Pesquisa para Aproveitamento de Resíduos Agroindustriais – CEPARA, Centro de Referência em Ensino de Ciências da Natureza e Museu de Ciências, Educação e Artes “Luiz de Queiroz”).
Texto: Maria Luísa Bonazzi Palmieri