
01/08/2023
Pesquisa elenca principais dados que auxiliam em decisões de Políticas Públicas O estudo foi realizado pelos pesquisadores científicos do Instituto de Pesquisas Ambientais – IPA, Marcio Rossi, Marco Aurélio Nalon e Marina Mitsue Kanashiro e reuniu um leque de informações atualizadas sobre os atributos dos solos e os principais processos geotécnicos. Intitulado “Atlas de Suscetibilidade dos Solos do Estado de São Paulo”, a pesquisa fornece subsídios a diversas instituições, entre elas, a Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Estado de São Paulo – SEMIL, responsável pela execução das atividades nas áreas de planejamento ambiental territorial, proteção das unidades de conservação, preservação da flora e da fauna, promoção da restauração ecológica, monitoramento e fiscalização ambiental, controle e fiscalização da qualidade da água, ar e solo, pesquisa ambiental e educação ambiental. O Atlas fornece ainda, uma vasta gama de informações, averiguações e referências para a tomada de decisões na implantação de políticas públicas, importante elemento para o desenvolvimento sustentável. Os autores que integram o IPA trouxeram, em diferentes formatos, a apresentação da pesquisa com tabelas, quadros explicativos e mapas sinóticos, para facilitar as interpretações dos temas abordados, com a disponibilização de todo o material no formato digital, via SHP, KMZ e PDF para o público, sem qualquer custo. O material pode ser acessado AQUI:
Políticas Públicas
O emprego do estudo em demandas governamentais constitui importante ferramenta de decisão, para o planejamento estratégico do Estado e como subsídio às instituições públicas e privadas, organizações não governamentais e instituições de ensino e pesquisa para o diagnóstico, planejamento, fiscalização, pesquisa, ensino e gestão ambiental, especialmente com o Plano de Ação Climática (PAC). O aumento da resiliência a partir dos programas AgroLegal e ReflorestaSP, concorre para o cumprimento de metas de restauração socioambiental relacionadas aos solos, sua suscetibilidade aos processos erosivos, com vistas à melhoria da produtividade agrícola e do bem-estar social.
Mudanças Climáticas
A importância de estudos científicos para conhecer e identificar os impactos das mudanças climáticas, passa também pelos mapeamentos. É fato que os impactos afetam toda a cadeia produtiva e por consequência, a saúde da população, o que faz com que esses conhecimentos auxiliem os territórios a atingir suas metas de mitigação e adaptação, acordadas globalmente. O Atlas disponibiliza interpretações e informações do meio físico, definindo áreas com diferentes potencialidades aos principais processos geomórficos que ocorrem no Estado, apresentando também, fotografias que os ilustram na paisagem, estruturados em três temas principais: o mapa de solos, a suscetibilidade aos processos geomórficos dominantes e a suscetibilidade erosiva hídrica e do meio físico.
Notícias relacionadas
- Inovação e Tecnologia a serviço do meio ambiente
- Instituto de Pesquisas Ambientais une esforços em estudo multidisciplinar sobre mudanças climáticas, poluição e uso do solo no ‘Cinturão Verde’ de São Paulo
- Pesquisador científico do IPA dá aula sobre adaptação climática e preparação para desastres naturais em curso para municípios paulistas