
06/07/2023
Webinar contou com a participação de especialistas em Tecnologia e Inovação
O IPA – Instituto de Pesquisas Ambientais, por meio de seu Departamento de Tecnologia e Inovação, promoveu um Webinar especial, com duas edições, para apresentação de cases de sucesso, diagnósticos e análises da parceria com a Fundação de Desenvolvimento de Pesquisa do Agronegócio – Fundepag. Intitulado “Inovando agora”, é parte do planejamento do IPA para estimular e implantar a cultura da Inovação em meio ambiente. O encontro apresentou serviços e produtos da Fundepag como fundação de apoio nos projetos de Tecnologia e Inovação do IPA.
Sobre a Fundepag
Fundação especializada no relacionamento entre empresas e institutos de pesquisa, contando com uma equipe de experts para a execução de projetos ligados à Ciência, Tecnologia e Inovação. A Fundepag foi criada em 1978, a partir dos esforços de grupos empresariais, representantes da agropecuária, da indústria, do comércio e das finanças, para somar esforços do Estado e da iniciativa privada no desenvolvimento de projetos de pesquisa.
No evento, o Coordenador do IPA, Marcelo Sodré, enfatizou a importância da participação de fundações como a Fundepag.” A gente está aqui em parceria com uma fundação de apoio. Estamos discutindo um instrumento que venha a facilitar, para que possamos realizar a pesquisa com uma preocupação específica nessa atividade. Uma das preocupações básicas é justamente permitir que o pesquisador tenha condições de realizar esse trabalho com maestria”, salientou.
Emerson Alves da Silva, Diretor do Departamento de Tecnologia e Inovação do IPA, destacou o papel de impacto que parcerias como essa exercem em diagnósticos e resultados. “A Fundepag é uma Fundação credenciada e de longa e larga experiência na área de apoio à pesquisa científica. Ela foi um fator catalisador importantíssimo nesse processo. O intuito deste webinar é justamente fazer com que o pesquisador possa aproveitar todo esse arcabouço”, afirmou.
O DTI tem, por finalidade, gerir a política de inovação no âmbito do IPA, implementando as políticas institucionais de inovação e de desenvolvimento tecnológico. É o responsável pela manutenção e observância da política institucional de proteção de criações, de inovações e de transferência de tecnologia, de licenciamento de produtos e processos desenvolvidos no referido Instituto.
De acordo com o Diretor Presidente da Fundepag, Álvaro Duarte, a empresa está em processo de expandir negócios. Além do apoio administrativo e financeiro, a Fundação também está trabalhando através do seu Centro de Inovação Tecnológica para que haja maior facilidade na interação da pesquisa científica com a sociedade em geral.
A Líder de Pesquisa de Desenvolvimento e Inovação da Fundepag, Cyntia Curcio, explicou detalhes do suporte que é oferecido a clientes e instituições parceiras.”Temos 45 anos de experiência e oferecemos suporte completo, desde a concepção do projeto até a formatação do plano de trabalho, além de questões de propriedade intelectual. O suporte jurídico ocorre em todas as fases, desde quando o projeto está ganhando vida até sua finalidade. Possuímos sistemas informatizados próprios, ou seja, entregamos de ponta a ponta. Todos os serviços são chancelados por três certificações ISO (Qualidade, Compliance e Anti-suborno) o que permite a contratação de grandes empresas e grandes projetos, garantindo total segurança jurídica a todos”.
Conexão.f
Conexão.f é uma spin-off, que pode ser definida como o lançamento de produto(s) ou negócio(s) a partir de uma empresa, neste caso, da Fundepag, que integra o ambiente paulista de inovação com credenciamento pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo. Contando com ampla rede de parceiros o que permite entender o diagnóstico de problemas do mercado para então conectar às soluções existentes, e até mesmo desenvolver novas.
A Conexão.f é composta por quatro pilares, sendo eles: Programa de inovação aberta; Soluções para assuntos regulatórios; Soluções digitais e ESG – Environmental, Social and Governance (Ambiental, Social e Governança).
Lab.f
Trata-se de um marketplace, modelo de negócios que oferece serviços tecnológicos especializados. Inicialmente, foi construído com o Instituto de Tecnologia de Alimentos – ITAL, em breve, será aberto devido à grande aceitação e sucesso. Após o feedback positivo, recebido pela audiência dos dois dias do evento, fica aqui o convite para que você traga suas ideias e/ou projetos de pesquisa para a equipe do DTI, que no trabalho conjunto com as Fundações de Apoio poderão transformar suas ideias e projetos em produtos e/ou serviços de alta performance.
Contato: nit_ipa@sp.gov.br