06/07/2023

Durante o mês de junho, o Instituto de Pesquisas Ambientais (IPA) recebeu cerca de 90 alunos da Escola Estadual Guilherme de Almeida, que fica localizada próxima à unidade Horto Florestal da instituição, no Parque Estadual Alberto Löfgren (PEAL), zona norte da capital paulista. O objetivo foi proporcionar a esses jovens a compreensão da importância do IPA e do Parque para a conservação da natureza, além de promover a participação e o protagonismo dos adolescentes em ações em prol do clima, das florestas e da educação ambiental. A primeira visita, com estudantes dos 6º e 7º anos, aconteceu no dia 6, e a segunda, com alunos dos 8º e 9º anos, no dia 20. A atividade foi conduzida pelo pesquisador científico Osny Tadeu de Aguiar e pela especialista ambiental Natália Ferreira de Almeida, do IPA, e pela professora Luiza Almeida.

O PEAL é um ambiente conhecido por todos os estudantes do entorno como local de lazer. A atividade buscou proporcionar aos alunos a oportunidade de conhecer o IPA, suas ações de conservação da natureza e proteção de áreas significativas que abrigam ecossistemas primitivos e sua importância em garantir às futuras gerações tal patrimônio. Os estudantes percorreram a área do Parque onde ficam as instalações de pesquisa, aprenderam sobre os diferentes tipos de sementes e sobre os processos para sua conservação, conheceram o viveiro experimental da instituição e o Herbário Dom Bento José Pickel. Tiveram contanto com a árvore que dá nome ao nosso país, o pau-brasil (Paubrasilia echinata), e souberam da importância do nome científico das espécies. Ao final, plantaram duas mudas, de pitangueira (Eugenia uniflora) e uvaia (Eugenia pyriformis), e cada estudante e professor realizou o plantio de sementes de araucária (Araucaria Angustifolia) e bacupari (Garcinia gardneriana).

O projeto ambiental “Cultivando o Futuro”, é uma herança da parceria entre a Escola Estadual Guilherme de Almeida e o antigo Instituto Florestal (que em 2021 deu origem ao IPA, como resultado de sua fusão com o Instituto de Botânica e o Instituto Geológico).