
23/07/2023
De 19 a 21 de julho foram realizados na Faculdade de Odontologia de Piracicaba da UNICAMP, de forma integrada, três eventos voltados à educação: “V Workshop de Metodologias Ativas e Ensino“, o “III Simpósio e Pesquisa em sala de aula: formação discente e docente” e o “II Encontro “Difusão de Práticas Pedagógicas”.
Nesse evento integrado foi apresentado e premiado em terceiro lugar na categoria “relato de experiência” o trabalho “EducaTrilha na Escola: formação de professores em educação ambiental usando metodologias ativas em área protegida”, de autoria da Especialista Ambiental do Instituto de Pesquisas Ambientais (IPA) Maria Luísa Bonazzi Palmieri e do Professor Coordenador de Núcleo Pedagógico da Diretoria de Ensino da Região de Piracicaba Samuel Zanatta.
O trabalho teve como foco o segundo encontro formativo do EducaTrilha na Escola realizado na Estação Experimental de Tupi em abril deste ano, com vivências nesta área protegida. Nesse encontro, foram realizadas dinâmicas teatrais, trilha de sons (com sons que remetiam à conservação, degradação ambiental e história do local), elaboração de esquetes teatrais sobre a história da área protegida e seu papel socioambiental, bem como uma roda de conversa final de fechamento do tema.
Maria Luísa, IPA, comenta sobre o prêmio recebido: “Esse prêmio é o resultado de um trabalho conjunto de mais de 20 instituições, que se unem para promover um processo de educação ambiental, cultural e de promoção e bem estar que hoje beneficia 30 escolas. Todas as atividades são construídas coletivamente e privilegiam o uso de metodologias ativas. Estamos muito felizes com esse reconhecimento e desejamos que ele possa trazer ainda mais parceiros para que o EducaTrilha na Escola possa se fortalecer e crescer cada vez mais, transformando cada vez mais vidas”.
Samuel Zanatta, Diretoria de Ensino da Região de Piracicaba, relata que “Receber essa premiação é acreditar que pensar em educação é um ato de unir forças com um único propósito: uma educação de qualidade. É utilizar metodologias ativas que instigue os professores e consequentemente os alunos da rede estadual de Piracicaba”
A edição 2023 do “EducaTrilha na Escola” (4ª edição), que conta com o patrocínio da OJI Papéis e da CJ do Brasil, é uma realização conjunta do Instituto de Pesquisas Ambientais (IPA), da Prefeitura de Piracicaba (através da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Meio Ambiente de Piracicaba – SIMAP), do Laboratório de Educação e Política Ambiental (Oca/ESALQ/USP) e da Fundação Florestal (FF). O programa tem o apoio da Secretaria Municipal de Educação (SME), da Secretaria Municipal de Ação Cultural (SEMAC), da Diretoria de Ensino da Região de Piracicaba, do Grupo Multidisciplinar de Educação Ambiental (GMEA), da OSCIP Pira21 – Piracicaba realizando o futuro, da Fundação Triunfo, do Movimento Tô Aqui, do Movimento pela Educação Humanizadora (MOVEH), do Instituto Olinto Marques de Paulo (OMP) e da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” – ESALQ (Grupo de Estudos Desafios da Prática Educativa – GEDePE, Programa USP Recicla, Grupo de estudos e práticas para o uso racional da água – GEPURA, Centro de Estudos e Pesquisa para Aproveitamento de Resíduos Agroindustriais – CEPARA, Centro de Referência em Ensino de Ciências da Natureza e Museu de Ciências, Educação e Artes “Luiz de Queiroz”).
Texto: Maria Luísa Bonazzi Palmieri