12/07/2023

Em 12 de julho é celebrado o Dia do Engenheiro Florestal. O trabalho desses profissionais está ligado a todos os manejos que conservam o meio ambiente, desde a preservação dos recursos naturais (água, solo, fauna, flora etc) até a gestão e conservação da biodiversidade. Além do trabalho preventivo, realizam a restauração de ambientes degradados. Também fazem manejos com foco na produção sustentável. O Instituto de Pesquisas Ambientais (IPA), que possui engenheiros e engenheiras florestais em seu quadro de servidores, parabeniza aos profissionais da categoria pela data comemorativa.

O pesquisador científico do IPA Luis Alberto Bucci, que é engenheiro florestal, ressalta a importância do trabalho desses profissionais em nosso país. “Sabemos da biodiversidade das nossas florestas, o quão diferentes são nossos biomas. O engenheiro florestal é responsável pelo manejo desses ecossistemas e também pelo manejo das  Unidades de Conservação da Natureza (UCs). Temos essa missão e essa função, inclusive em nível de Conselho Regional de Engenharia e Agronomia – CREA”, comenta.

Nesta data, comemora-se também o dia de São João Gualberto, o santo protetor das florestas e dos guardas florestais. No próximo domingo, dia 16, será realizada missa no Parque Estadual Alberto Löfrgren, na zona norte da capital paulista, aos pés da imagem do santo. A missa campal acontece anualmente, no segundo domingo de julho, em um dos mais belos locais desta UC. Estava inicialmente marcada para o dia 9, mas choveu bastante. Sendo assim, foi adiada para o domingo seguinte. A solenidade terá início às 10 horas.

 

Crédito da Foto: Freepik