30/06/2023

 

A pesquisadora Dra Cynthia Fernandes Pinto da Luz, do Laboratório de Palinologia PALINO-IPA do Núcleo de Uso Sustentável de Recursos Naturais (NUSRN – IPA/SEMIL), foi convidada a ministrar palestra intitulada “Características da Florada e Qualidade do Mel produzido pela Apicultura Familiar” no I Encontro de Mulheres Criadoras de Abelhas em Pernambuco (EMCAP), no dia 11 de julho de 2023.

 

O evento tem como objetivo incentivar a participação feminina em toda a cadeia produtiva da apicultura e meliponicultura, buscando proporcionar às mulheres um espaço de expressão, escuta e reconhecimento de suas demandas no exercício da atividade. Além disso, tem o propósito de inspirar os participantes a tornarem a apicultura e meliponicultura atividades produtivas inclusivas para alcançar a igualdade de gênero, eliminando todas as formas de discriminação contra as mulheres e meninas interessadas nessas atividades.

O evento visa ainda fomentar o empreendedorismo feminino e proporcionar oportunidades de networking entre criadoras de abelhas, estudantes, educadores, técnicos e pesquisadores.

O Instituto de Pesquisas Ambientais (IPA) de São Paulo é um dos raros locais no Brasil com equipe especializada capaz de emitir laudos técnicos de certificação de origem botânica e geográfica dos méis brasileiros, bem como de qualidade microscópica de diversos produtos das abelhas, produzidos no país e exterior. Com a nova Resolução SAA-52 de 3 de outubro de 2017, publicada em DOE de São Paulo em 17/10/2017, que aprovou o Regulamento Técnico de Identidade e Padrão do mel elaborado pelas abelhas da subfamília Meliponinae (Hymenoptera, Apidae) e, os requisitos de processamento e segurança alimentar para seu consumo humano direto, a norma de rotulagem dos méis e melatos das abelhas sem ferrão (ASF) devem indicar a florada predominante comprovada por análises microscópicas utilizadas na técnica da Melissopalinologia. A pesquisadora Cynthia irá transcorrer sobre esse tema em sua palestra.

O evento é coordenado pela professora Renata Valéria Regis de Sousa Gomes da Universidade Federal Rural de Pernambuco e ocorrerá na Unidade Acadêmica de Serra Talhada (UFRPE/UAST), com apoio da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (CODEVASF), Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (ADEPE), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), Universidade Federal do Agreste de Pernambuco (UFAPE), Fundação Apolônio Salles (FADURPE),  Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e Prefeitura de Serra Talhada.

O evento tem ampla divulgação ao público e entidades governamentais e, a programação pode ser acessada em sua página oficial.