
23/06/2023
Visita da Escola Lumiar à Unidade Jardim Botânico/Crédito da Foto: Acervo IPA
Alunos e educadores do Ensino Fundamental visitaram, no dia 16 de junho, a unidade Jardim Botânico do Instituto de Pesquisas Ambientais (IPA). O objetivo foi aprender sobre plantas medicinais e sobre a produção de medicamentos a partir delas.
O grupo visitou o Laboratório Experimental em Áreas Verdes onde conheceu as estufas, o horto medicinal e a Unidade Demonstrativa de Sistema Agroflorestal. Já no Laboratório de Estudos Ambientais, as crianças e professores conheceram os equipamentos e seu funcionamento: a câmara climática, onde é possível controlar as condições internas para simular diferentes condições ambientais, e o microscópio, onde puderam observar alguns materiais.
Os estudantes, que cursam o 4⁰, 5⁰ ou 6⁰ ano na Escola Lumiar – Unidade de Pinheiros, vieram acompanhados dos educadores Larissa Romandini, Ana Menon e Yacov Rodrigues. O trabalho com o tema irá continuar na escola após a visita, inclusive com a criação, pelos alunos, de um jogo de tabuleiro sobre ervas medicinais.
O pesquisador científico Domingos Savio Rodrigues, do Núcleo de Uso Sustentável de Recursos Naturais, conduziu a atividade junto aos técnicos do Núcleo de Laboratórios e Áreas Experimentais Kauê Fonseca, Gilma Pereira de Oliveira dos Santos e Valter Afonso.
Segundo Rodrigues, o trabalho apresentado aos visitantes é parte das pesquisas relacionadas ao projeto Desenvolvimento de Plantas Nativas com Potencial Medicinal. Apesar do uso popular ter consagrado o consumo de diversas plantas como medicamentos naturais, ainda é relativamente pequeno o conhecimento sobre o cultivo das espécies medicinais nativas do Brasil, levando, muitas vezes, à depredação dos ambientes naturais. Assim, é fundamental que sejam realizados estudos a respeito das condições de cultivo destas espécies visando diminuir a pressão do extrativismo sobre elas. Outro ponto importante é conhecer os efeitos das condições ambientais de cultivo na produção dos princípios ativos medicinais por essas plantas.
Notícias relacionadas
- Observação de aves realizada no Horto de Tupi registra 46 espécies diferentes
- Instituto de Pesquisas Ambientais contribui com redução de riscos de desastres no município de Araraquara
- EducaTrilha na Escola orienta 30 escolas no desenvolvimento de seus projetos de educação ambiental, cultural e de saúde e bem-estar envolvendo o Horto de Tupi