07/06/2023

 

Estudantes de pós graduação da USP visitam Horto de Tupi

No dia 05, Dia Mundial do Meio Ambiente, foi realizada, na Estação Experimental de Tupi (Horto de Tupi) uma visita das estudantes da disciplina “Metodologia Científica e Desenvolvimento de Projetos em Educação nas Ciências Ambientais”, no âmbito do Programa de Pós Graduação em Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais (PROFCIAMB) – Associada USP.

As estudantes de pós-graduação tiveram a oportunidade de colocar em prática seus conhecimentos sobre metodologia científica, trabalhados na disciplina, elaborando um questionário e um roteiro de entrevista e aplicando esses instrumentos de coletas de dados junto à gestora da unidade Rosa Maria Galera Gonçalves (Fundação Florestal) e a três estudantes da graduação e bolsistas do Raízes do Laboratório de Educação e Política Ambiental da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (Oca/ESALQ/USP), que atuam nos programas de educação ambiental do Horto. Assim, conheceram um pouco sobre a história da área e os trabalhos de pesquisa, educação ambiental e gestão/manutenção realizados. Em seguida, fizeram um piquenique coletivo e realizaram uma trilha na unidade, na qual vivenciaram e dialogaram um pouco mais sobre o local e seu papel socioambiental.

Maria Luísa Bonazzi Palmieri, especialista ambiental do Instituto de Pesquisas Ambientais, coordenadora dos programas de educação ambiental do Horto, docente no PROFCIAMB e responsável pela condução da aula, declarou: “Foi um encontro da pesquisa científica com os programas de educação ambiental e as políticas públicas de gestão de áreas protegidas, unindo servidores públicos e estudantes de graduação e pós-graduação, em um grande aprendizado coletivo. Para mim, como profissional, foi muito prazeroso ensinar às alunas metodologias científicas de forma prática, permitindo também que conheçam os trabalhos que desenvolvemos aqui, interajam com a equipe e tudo isso contribua para a sua formação como pesquisadoras e educadoras”. Vânia Galindo Massabni, professora da ESALQ/USP e responsável pela disciplina complementou: “Considero de suma importância a vivência em meio natural e a reflexão sobre a relação ser humano e natureza para a formação dos futuros mestres, despertando a criticidade. Então, a proposta articulou teoria e prática e levar a turma a aprender sobre técnicas como a elaboração e realização de entrevistas em investigações durante uma visita a uma área protegida que tem um trabalho relevante com educação ambiental com escolas do município. Gestores e outros participantes se tornam coparticipes desta formação”.

A aula diferenciada foi elogiada pelas estudantes de pós-graduação. Lívia Maria Vieira Pereira, aluna regular do PROCIAMB, relatou: “A atividade do Horto foi fantástica para a troca de experiências e envolvimento com o meio ambiente; e o desenvolvimento e aplicação do questionário e roteiro de entrevista foram efetivos para a aprendizagem”. Também Elaine Cristina Oliveira Amorim Teixeira, aluna especial do PROCIAMB, destacou a importância da iniciativa: “A aula realizada na Estação Experimental de Tupi me levou à reflexão do quanto é importante aulas diversificadas, além de abrir a minha mente como aluna me fez evoluir como professora. Gratidão!”.

Além da aprendizagem proporcionada às estudantes da pós-graduação, a experiência também colaborou na formação dos alunos de graduação que participaram da aula e responderam o questionário, conforme depoimento de Artur Akan Safi estudante do 4º ano da Gestão Ambiental, da ESALQ/USP, participante do Raízes/Oca: “Participar de uma aula de pós-graduação foi uma experiência importante para a minha formação, a qual me proporcionou conhecimentos novos, apresentados de uma forma diferente, em uma aula que prende a atenção do começo ao fim”.