
19/06/2023
Atividade que faz parte do programa “Vem pro Horto” ocorreu no último sábado (17/05) e contou com a participação de aproximadamente 70 pessoas.
No último sábado (17/06) ocorreu mais uma edição da Caminhada Histórica no Distrito de Tupi; A atividade foi conduzida pelos estudantes da disciplina eletiva “Rumo ao 100” da E.E Pedro de Mello, pelo historiador Antônio Carlos Angolini e demais educadores e gestores vinculados ao programa “Vem pro Horto”, com a participação de aproximadamente 70 pessoas. O evento foi realizado pela Prefeitura Municipal de Piracicaba (através da Secretária de Infraestrutura e Meio Ambiente), Instituto de Pesquisas Ambientais (IPA), Laboratório de Educação e Política Ambiental (Oca/ESALQ-USP), Associação de Moradores do Distrito de Tupi, Escola Estadual Pedro de Mello e Fundação Florestal (FF).
A caminhada histórica busca realizar um resgate da história de Tupi e da Estação Experimental de Tupi (Horto de Tupi) e incentivar que as pessoas conheçam e valorizem esse importante patrimônio histórico, natural e cultural.
Em uma manhã bastante fria, o grupo se concentrou em frente à Igreja São José de Tupi, caminhando pelas ruas do bairro, até chegar ao Horto de Tupi. No percurso, estudantes da Escola Estadual Pedro de Mello falaram sobre os pontos históricos presentes no local. Na disciplina eletiva “Rumo aos 100”, ministrada pelo Professor de História Douglas Diehln, os alunos estudaram, com o auxílio do historiador local Antônio Carlos Angolini, a história da escola e do Distrito de Tupi, sendo que esse conhecimento foi compartilhado com a comunidade no evento.
Na chegada ao Horto, a gestora da unidade, Rosa Maria Galera Gonçalves, contou um pouco sobre a história do local. Maria Luísa, especialista ambiental do IPA, falou sobre as pesquisas e os quatro programas de educação ambiental, saúde e bem estar desenvolvidos: o EducaTrilha na Escola (com 30 escolas de Piracicaba, 22 parceiros e patrocínio da OJI Papéis e CJ do Brasil), PJ Tupi: educação integral e ambiental (com a Escola Pedro de Mello), Bacia Caipira (com idosos de Piracicaba e Santa Bárbara d’Oeste) e Vem pro Horto (com atividades diversas, principalmente aos sábados, abertas a toda a comunidade, como essa caminhada). O educador ambiental Bruno Fernandes, da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Meio Ambiente de Piracicaba (SIMAP), reforçou a importância do trabalho educativo conjunto e do comitê gestor da área de visitação pública do Horto, formado pelo Estado, Município, sociedade civil e universidade. Também o analista ambiental da SIMAP Giovanni Batista Campos falou que a unidade está aberta a visitação todos os dias, das 7 às 17h, e de cuidados para evitar incêndios e cuidar dos resíduos gerados. Thiago Franco, diretor da Escola Estadual Pedro de Mello, por sua vez, falou da importância do Horto e de todo o trabalho educativo coletivo realizado.
Thiago Franco, diretor da Escola Estadual “Pedro de Mello”, comentou sobre o evento: “Foi uma aula de metodologia ativa, fomentando o protagonismo juvenil, a autonomia, a competência e a solidariedade, através da educação ambiental crítica e valorização do entorno onde a escola está inserida”. O Professor de Filosofia Mauricio Destefani Filho complementou: “Achei uma atividade bem pedagógica, lúdica, de muitas informações e que teve um dinamismo interessante na visitação aos pontos históricos e valorizou o meio ambiente aqui da região”. Também a coordenadora da Área de Códigos e Linguagens se manifestou: “Fiquei muito feliz ao ver o protagonismo jovem no âmbito de uma formação que valoriza o sentimento de pertencimento à comunidade e a conexão com a natureza. Minha gratidão pelos momentos vividos e compartilhados”.
A próxima edição do “Vem pro Horto” ocorrerá no dia 29/07, com o evento “RPG no Horto”, contando com a participação da Fundação Triunfo para a realização da atividade, que terá inscrições gratuitas e limitadas. Todas as edições do programa contam com ônibus gratuito, por meio do apoio e parceria da Semuttran e TUPi.