20/06/2023

Foto:”Salão do Canto” na Gruta das Cordas / Crédito: William Sallun Filho

A pesquisa é coordenada por pesquisador científico do Instituto de Pesquisas Ambientais

O estudo de cavernas graníticas se desenvolve como um ramo pouco explorado na espeleologia do Brasil e do mundo.

Na mais recente edição da Revista Geociências UNESP, foi publicado o artigo “Geologia e espeleoclima de uma gruta em granito na Serra dos Cocais, Valinhos (SP)”. A publicação apresenta o mapeamento e a geologia da caverna, que possui aproximadamente 400 metros, com 22 metros de desnível. Esta caverna é formada pela acumulação de blocos de granito. Apesar de suas dimensões e dos diversos acessos, apresenta um espeleoclima próprio e distinto, com reflexo das variações externas. A morfologia e a origem desta caverna estão relacionadas à evolução geomorfológica e climática da Serra dos Cocais.

O estudo foi coordenado pelo pesquisador científico William Sallun Filho, do Instituto de Pesquisas Ambientais, e teve apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), com a bolsa de Iniciação Científica de Sara dos Santos Souza, e do Grupo da Geo de Espeleologia da Universidade de São Paulo (GGeo-USP) que realizou uma significativa parte de topografia da Gruta das Cordas e cedeu esses dados para a realização da pesquisa. O GGeo vem realizando pesquisas na Serra dos Cocais desde 2006, e existem mais de 40 cavernas cadastradas.

A produção do conhecimento científico nessa área pode ajudar a desenvolver legislações ambientais mais amplas e consequentemente garantir a preservação do patrimônio espeleológico e da fauna e flora que se aproveita do espaço cavernícola. Após a publicação do artigo, a Câmara Municipal de Valinhos apresentou e aprovou propositura de “Moção de Aplausos” a todos os autores, destacando a importância científica do artigo e de eu valor para preservação ambiental da Serra dos Cocais, do patrimônio espeleológico e dos campos de matacões da região.

Campo de matacões na Serra dos Cocais / Crédito: William Sallun Filho