
05/06/2023
No último dia 01 de junho, iniciando o mês do meio ambiente, foi realizado o 6º encontro do “EducaTrilha na Escola” 2023, na Estação Experimental de Tupi (Horto de Tupi), com o tema “Temáticas socioambientais e suas possibilidades de abordagem na escola”.
No início do encontro, os professores participantes do programa puderam conhecer as empresas patrocinadoras do mesmo e suas ações socioambientais. Mônica Salles, Sustentabilidade e Comunicação da OJI Papéis, comenta sobre a importância dessa parceria e dessa oportunidade de contato com as escolas: “O EducaTrilha é muito mais do que um programa, é um processo contínuo de educação consciente e crítica. Trata-se do mais qualificado investimento em patrocínio que uma empresa pode oferecer pois, verdadeiramente, gera impacto. Participar do encontro hoje foi uma vivência memorável com educadores que fazem a diferença na rede”. Kelly Fratta, Sustentabilidade e ESG da CJ do Brasil, fala da satisfação da empresa em participar: “A CJ do Brasil está orgulhosa dessa parceria com o Programa EducaTrilha, que está intimamente ligado às nossas premissas e estratégias relacionadas a ESG e sustentabilidade em Piracicaba. E nesse encontro comprovamos a sua aplicabilidade”.
A especialista ambiental do Instituto de Pesquisas Ambientais, idealizadora e coordenadora do programa, Maria Luísa Bonazzi Palmieri, ressaltou a importância desse contato dos patrocinadores com os professores: “Nós temos a alegria de termos conosco no programa a OJI Papéis e a CJ do Brasil, que além de viabilizar o programa financeiramente, têm colaborado com ideias para o seu aprimoramento contínuo e participam também da banca final de avaliação dos projetos das escolas, de modo que podem ver os frutos do EducaTrilha na Escola, com processos de educação ambiental, cultural e de saúde e bem estar nas escolas. Essa participação no encontro de hoje foi uma oportunidade de estreitar essas relações e sentir um pouquinho de como o programa acontece e é transformador”.
Após as apresentações, os professores dividiram-se em quatro grupos de acordo com o tema dos projetos educativos que vão desenvolver na escola: “horta e revitalização de espaços”, “resíduos sólidos”, “água: irrigação, poluição, uso consciente e bacia hidrográfica” e “história do lugar, relações interpessoais, saúde e bem estar”. Com a ajuda da equipe de organização, dialogaram sobre as suas motivações para a escolha dos temas, os elementos importantes para um trabalho de educação ambiental nessa temática na escola, os desafios comuns e possibilidades de cooperação das escolas. Em seguida, houve o compartilhamento e diálogo sobre as ideias apresentadas. Bruno Fernandes, Educador Ambiental do Núcleo de Educação Ambiental da SIMAP destacou a importância da atividade em formato de “espaço aberto”: “As temáticas comuns foram caminhos para que cada professor(a) pudesse visualizar os motivos, contextos e desafios comuns presentes nos projetos, bem como pensar também estratégias de cooperação entre as escolas”.
A coordenadora pedagógica Kelly Murback Cardoso Barboza, coordenadora pedagógica da E.M. “Prof.ª Tercilia Bernadete Sanches Costa”, comentou sobre a atividade: “O encontro de hoje proporcionou a definição dos caminhos que serão percorridos ao longo do projeto. Gostei muito da dinâmica de discussão proposta, pois proporcionou abranger diversos aspectos dos projetos que vamos desenvolver nas escolas”. A professora de Matemática, Edna Omena Novelo, da Escola Estadual “Prof. Manuel Dias de Almeida”, compartilhou sua opinião sobre a experiência: “Gostei muito porque esse local traz à tona para mim a minha vivência e eu quero trazer isso aos educandos, para eles sentirem de novo, viverem o agora, se curarem e encontrarem consigo mesmos. Hoje foi muito enriquecedor e foi possível ver como os projetos que cada escola está fazendo se relacionam”.
A edição 2023 do “EducaTrilha na Escola” (4ª edição), que conta com o patrocínio da OJI Papéis e da CJ do Brasil, é uma realização conjunta da Prefeitura de Piracicaba (através da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Meio Ambiente de Piracicaba – SIMAP), do Instituto de Pesquisas Ambientais (IPA), do Laboratório de Educação e Política Ambiental (Oca/ESALQ/USP) e da Fundação Florestal (FF). O programa tem o apoio da Secretaria Municipal de Educação (SME), da Secretaria Municipal de Ação Cultural (SEMAC), da Diretoria de Ensino da Região de Piracicaba, do Grupo Multidisciplinar de Educação Ambiental (GMEA), da OSCIP Pira21 – Piracicaba realizando o futuro, da Fundação Triunfo, do Movimento Tô Aqui, da Rotas Afro, Movimento pela Educação Humanizadora (MOVEH), do Instituto Olinto Marques de Paulo (OMP) e da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” – ESALQ (Grupo de Estudos Desafios da Prática Educativa – GEDePE, Programa USP Recicla, Grupo de estudos e práticas para o uso racional da água – GEPURA, Centro de Estudos e Pesquisa para Aproveitamento de Resíduos Agroindustriais – CEPARA, Centro de Referência em Ensino de Ciências da Natureza e Museu de Ciências, Educação e Artes “Luiz de Queiroz”).
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