09/05/2023

 

No último dia 04 de maio, foi realizado o 4º encontro do “EducaTrilha na Escola” 2023, na Estação Experimental de Tupi (Horto de Tupi), com o tema “Educação ambiental, promoção da saúde e bem-estar nas escolas e nas áreas naturais: reflexões e práticas”.

No início do encontro, os professores participaram de uma atividade de mergulho em si quanto à saúde e bem estar. Camila Ferres, do Movimento pela Educação Humanizadora, explica: “Os participantes foram convidados a perceberem seu corpo, sentir seus pés, pernas, braços, observar a própria respiração. Depois, em silêncio, eles caminharam até encontrar algo que lhes chamasse a atenção e observaram por alguns minutos. Fizemos, então uma roda de conversa na qual emergiram memórias da infância, mudança na respiração, sensação de tranquilidade e diminuição na sensação da ansiedade. Também dialogamos sobre como para cuidarmos do outro e do mundo, precisamos cuidar bem de nós mesmos também. É importante parar para sentir o próprio corpo, respirar e observar a vida em plena atenção, uma prática simples e rápida que pode nos servir como chave para esse retorno a nós mesmos”.

Em seguida, foi desenvolvida uma atividade chamada “Sonhos Necessários”, na qual se trouxe possibilidade do uso de jogos cooperativos como o RPG da Fundação Triunfo como forma de incentivar a cultura da paz e a cooperação. Tchelo Andrade comenta: “Com o jogo Sonhos Necessários, descobrimos que com criatividade, empatia e histórias ficcionais é possível realizar sonhos”.

Após essa atividade, os professores foram desafiados a, em grupos, criar propostas de educação ambiental,  em escolas considerando o critério do programa relacionado ao pensamento crítico. “Foram apresentadas diversas ideias e destacada a importância de os projetos dialogarem com a realidade concreta da escola e da comunidade”, conta Laís Ferraz de Camargo, educadora ambiental do Núcleo de Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Meio Ambiente.

A professora de Língua Portuguesa Valéria Gramasco, da Escola Estadual Dr João Sampaio, destaca os aprendizados desse dia: “Eu fiquei pensando, como educadora: como posso cuidar do outro se eu não me cuido? E como posso cobrar do outro se eu não faço? Outra coisa que me chamou  atenção foi o diálogo sobre a violência social, que é exatamente o que estamos vivendo com esses casos nas escolas, frutos de descuidos emocionais, afetivos, sociais e relacionados ao ambiente de modo geral. Todo esse aprendizado colabora para aprimorarmos os trabalhos que já estamos desenvolvendo aqui na escola”.

Maria Luísa Bonazzi Palmieri, especialista ambiental do Instituto de Pesquisas Ambientais, idealizadora e coordenadora do programa, explica o intuito do encontro: “Nesse encontro, buscamos fazer um percurso começando com um mergulho em si mesmo e caminhando para construir estratégias pedagógicas para trabalhar a cultura da paz, a cooperação, a promoção da saúde e bem estar e o pensamento crítico sobre as questões socioambientais”.

Bruno Fernandes, educador ambiental da SIMAP destacou a importância da atividade de construção coletiva de projetos de educação ambiental nas escolas “foi uma boa oportunidade do grupo dialogar sobre as realidades e começar a esboçar propostas de projetos, percebendo principalmente os elementos comuns que existem entre as escolas que atuam”.

O “EducaTrilha na Escola” é um programa de educação ambiental, cultural e promoção de saúde e bem estar realizado com escolas municipais, estaduais e particulares de Piracicaba por meio de um processo formativo e um concurso de projetos educativos que incluem visitas ao Horto de Tupi.

A edição 2023 do “EducaTrilha na Escola” (4ª edição), que conta com o patrocínio da OJI Papéis e da CJ do Brasil, é uma realização conjunta da Prefeitura de Piracicaba (através da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Meio Ambiente de Piracicaba – SIMAP), do Instituto de Pesquisas Ambientais (IPA), do Laboratório de Educação e Política Ambiental (Oca/ESALQ/USP) e da Fundação Florestal (FF). O programa tem o apoio da Secretaria

Municipal de Educação (SME), da Secretaria Municipal de Ação Cultural (SEMAC), da Diretoria de Ensino da Região de Piracicaba, do Grupo Multidisciplinar de Educação Ambiental (GMEA), da OSCIP Pira21 – Piracicaba realizando o futuro, da Fundação Triunfo, do Movimento Tô Aqui, da Rotas Afro, Movimento pela Educação Humanizadora – MOVEH, do Instituto Olinto Marques de Paulo (OMP) e da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” – ESALQ (Grupo de Estudos Desafios da Prática Educativa – GEDePE, Programa USP Recicla, Grupo de estudos e práticas para o uso racional da água – GEPURA, Centro de Estudos e Pesquisa para Aproveitamento de Resíduos Agroindustriais – CEPARA, Centro de Referência em Ensino de Ciências da Natureza e Museu de Ciências, Educação e Artes “Luiz de Queiroz”).