19/04/2023

 

“A Defesa Civil do Estado de São Paulo foi criada em 1976 após tragédias como os incêndios nos edifícios Andraus (1972) e Joelma (1974) e as fortes chuvas em Caraguatatuba (1967). Desde então, o órgão desempenha um papel relevante para toda a população paulista em situações de desastres e emergências. Com seu Centro de Gerenciamento de Emergências, a Defesa Civil monitora as condições climáticas e emite alertas para todo o Estado, demonstrando assim sua importância e dedicação em proteger e servir a população”. É assim que a Defesa Civil de São Paulo se descreve e resume sua atuação no estado.

Para comemorar esta atuação, na tarde do dia 17 de abril, em cerimônia no Palácio do Governo do Estado de São Paulo, agraciou com medalhas e homenageou com placas comemorativas quem atua no importante trabalho coordenado por ela. Foram condecorados com a “Medalha da Defesa Civil”, o governador do Estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas, a Primeira-dama, Cristiane Freiras, o vice-governador, Felício Ramuth, a Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística, Natália Resende, entre outras autoridades, Esta honraria foi ofertada em reconhecimento pela atuação nas ações de prestação de socorro e assistência às populações atingidas nos eventos ocorridos no carnaval do presente ano na região do Litoral Norte de São Paulo, quando em apenas 24 horas choveu 682 milímetros. Além das autoridades, servidores do corpo de bombeiros, da Defesa Civil e de outros órgãos também foram agraciados com a Medalha da Defesa Civil.  O Oficial de Apoio à Pesquisa do Núcleo de Geociências do Instituto de Pesquisas Ambientais, Marcio Félix Dionízio, que atua há 27 anos nestes trabalhos, foi uma das pessoas que recebeu a medalha.

 

As instituições que participaram do atendimento nos eventos ocorridos no Litoral Norte em fevereiro foram homenageadas com placas comemorativas. O Núcleo de Geociências, Gestão de Riscos e Monitoramento Ambiental, do Instituto de Pesquisas Ambientais foi um dos homenageados pela atuação e pronta resposta ao desastre.

Foram homenageados ainda, os bombeiros e seus cães de buscas e resgate, e servidores da Defesa Civil Nacional, e dos estados de São Paulo e Minas Gerais, que fizeram parte da ajuda humanitária do Brasil para a Turquia em decorrência dos terremotos que atingiram aquele pais no final de 2022, causando muitas vítimas e estragos.