
21/03/2023
No dia 18/03, às 9h, no Horto de Tupi, foram realizadas as Vivências Teatrais, com 16 participantes. A atividade faz parte do “Vem pro Horto”, programa educativo desenvolvido pela Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente (SIMAP), o Instituto de Pesquisas Ambientais (IPA), a Fundação Florestal (FF) e o Laboratório de Educação e Política Ambiental (Oca/ESALQ-USP), com diversos parceiros.
A atividade, conduzida pelos atores Samuel Zanatta e Rafael Alexandre, utilizou os sons da natureza e as paisagens do local como estímulos ao processo criativo de movimentos e histórias. Foram realizados jogos teatrais e construídas pequenas cenas. Para Samuel, “Desenvolver uma vivência teatral no Horto Florestal é transformar todos os espaços em cenário vivo. É colocar o corpo em contato consigo mesmo e com a natureza que nos cerca”. “O tato, ao ter um encontro com o outro, desperta, em meio à natureza, a conexão, que se fortalece entre os indivíduos, a arte, o espaço e o ser” – complementa Rafael.
A especialista ambiental do Instituto de Pesquisas Ambientais, Maria Luísa Bonazzi Palmieri, comenta sobre a importância da atividade: “Entendemos que é muito importante trazer a arte para os nossos programas de educação ambiental e promoção da saúde e bem estar. As vivências teatrais deste sábado nos trouxeram novas possibilidades metodológicas para as atividades educativas que desenvolvemos no Horto. Foi possível observar a criação de laços entre todos que participaram e destes com o local”.
A educadora ambiental da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente de Piracicaba (SIMAP), Liliane Trevisan salienta: “Atividades como esta em áreas verdes proporcionam um novo olhar sobre o espaço e através do teatro e da ludicidade, podem despertar um senso de pertencimento ao local e uma aproximação ao meio natural, além de ser uma atividade divertida para o corpo e mente”.
Samira Prado, 53 anos, compartilha o que sentiu com essa experiência: “A vivência nesse espaço maravilhoso que é o Horto foi libertadora, um encontro comigo mesma e com os meus ancestrais”. Luciana, 51 anos, também elogiou a atividade: “Foi uma experiência inesquecível! Um olhar para o outro com os olhos do coração! Vou levar para toda a vida!”.
Os eventos do “Vem pro Horto” são sempre gratuitos, abertos a toda a comunidade e realizados com o apoio da Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte (SEMUTTRAN), Guarda Civil e Tupi Transportes, de modo que contam com uma linha de ônibus gratuita saindo do Terminal Central em direção ao Horto de Tupi. A cada evento são divulgadas as informações referentes aos horários dessa linha especial.
A programação das atividades pode ser consultada nas redes sociais da unidade, seja na página “Estação Experimental de Tupi – Horto de Tupi” do Facebook e no @hortodetupi no Instagram. No canal “Estação Experimental de Tupi” no Youtube (https://www.youtube.com/channel/UCuYfgaMBmvwnosiu7bYEjVg) está disponível um vídeo sobre esse programa educativo.