16/03/2023

 

No dia 15 de março de 2023, o Instituto de Pesquisas Ambientais / Unidade Horto Florestal, sediou o II Workshop do Centro Brasil-Reino Unido para Descoberta, Diagnóstico, Genômica e Epidemiologia de Virus (CADDE). O evento foi idealizado pelos pesquisadores Nuno Faria (Imperial College London – ICL) e Ester Sabino (Universidade de São Paulo – USP). Participaram do evento mais de 60 pessoas de 10 países diferentes, envolvidas no trabalho e pesquisa de temas relacionados à Saúde Pública e vigilância de doenças infecciosas. As atividades do dia foram focadas no estudo de surtos de doenças virais e aplicação da técnica de metagenômica viral através do sequenciamento por nanoporos.

Foram ministradas exposições teóricas sobre entomologia aplicada à Saúde Pública (Dra. Maria Anice Sallum – USP), surto de febre amarela em São Paulo (Dra. Juliana Telles de Deus – Pasteur e Dr. Marcio Port Carvalho – IPA) e análise de dados genômicos (Sam Wilkinson – UoB, Filipe Romero – UFRJ e Aaron Pomerantz – Nanopore Technologies). Os participantes também tiveram a oportunidade de participar de uma demonstração prática de coleta de mosquitos, guiada pela pesquisadora Juliana Telles de Deus (Instituto Pasteur/SUCEN). O evento também contou com a realização do sequenciamento genético de mosquitos coletados no Parque Estadual Alberto Lofgren durante o surto de febre amarela em São Paulo em 2018, com geração e análise de dados em tempo real (Esmenia Coelho – USP, Ingra Claro – USP e Jeremy Mirza – UoB).

A colaboração entre as diferentes instituições foi fundamental para o sucesso do evento, que compreende a educação como instrumento transformador de realidades. Parcerias como esta desempenham papel fundamental na gestão da vigilância em Saúde de países como o Brasil, com grande ocorrência de doenças infecciosas negligenciadas.

Além do IPA, o evento contou com o apoio da Coordenadoria de Parques e Parcerias – CPP e do comando da Polícia Ambiental do Estado de São Paulo.