07/03/2023

 

Legenda da figura: Reconstrução paleoambiental da Formação Marília na região de Monte Alto. Fauna representada: Titanoc. iorii (à frente), K. itaata (ao fundo à direita) e grupo de titanossauros (ao fundo à esquerda). Ilustração por Jorge Blanco. Extraído de Langer et al. (Derbyana, vol. 43)

Nesta data comemorativa do Dia do Paleontólogo, é com grande satisfação que comunicamos o início da seção temática de Derbyana (https://revistaig.emnuvens.com.br/derbyana) dedicada aos “Avanços em Paleontologia”. Esta seção dedica-se aos avanços na área de Paleontologia, com contribuições de especialistas de diferentes áreas, com o objetivo de discutir ou analisar novidades de repercussão mundial ou local sobre os fósseis brasileiros, lacunas de conhecimento científico em determinados temas paleontológicos, avanços metodológicos, exemplos sobre a contribuição da paleontologia na indústria do petróleo, dentre outros temas. A organização dessa seção conta com a colaboração dos professores Marcello G. Simões (UNESP), Paulo Alves de Souza (UFRGS) e Thomas Rich Fairchild (USP).

No Prefácio (https://doi.org/10.14295/derb.v43.785) dessa seção, incluímos um breve relato do Prof. Setembrino Petri, que infelizmente nos deixou recentemente, sobre a importância de Orville Derby, a quem o título deste periódico homenageia, em sua carreira e na Paleontologia brasileira.

Convidamos à leitura dos primeiros artigos lançados no final de 2022:

A Bacia Bauru no Estado de São Paulo e seus tetrápodes  – Langer et al.

Fitólitos – Uma ferramenta para estudos de reconstituição paleoambiental  – Calegari et al.

A submissão de artigos é muito bem-vinda.

O Corpo Editorial