01/02/2023

 

Na última segunda, dia 30, foi realizado um processo formativo no âmbito do “PJ Tupi: educação ambiental e integral, envolvendo a Estação Experimental de Tupi (Horto de Tupi) e a Escola Estadual “Pedro de Mello”, desenvolvido pela Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente de Piracicaba (SIMAP), o Instituto de Pesquisas Ambientais (IPA), a Fundação Florestal (FF) e o Laboratório de Educação e Política Ambiental – Oca/ESALQ/USP.

Dando continuidade a uma parceria que ocorre desde 2019, toda a equipe pedagógica, incluindo gestores da escola, foi recebida no Centro de Visitantes do Horto, no qual foram acolhidos e desenvolveram uma dinâmica para se conhecerem e compartilharem suas intenções para o ano e o papel da educação ambiental nesse contexto. Em seguida, foi realizada uma atividade lúdico-educativa na qual os participantes puderam caminhar pela unidade, aprender mais sobre ela e seu potencial educativo, bem como iniciar um diálogo sobre os 5 pilares da educação ambiental propostos pela Oca/ESALQ: identidade, comunidade, diálogo, potência de ação e felicidade.

Após a dinâmica, os educadores, em grupos, puderam aprofundar seus conhecimentos sobre os 5 pilares por meio da discussão de trechos de um artigo científico sobre o tema, relacionando-o com a realidade da escola. Sobre esse processo educativo, Liliane Trevisan que participou da condução da trilha pelo NEA/SIMAP, comentou: “O encontro para mim foi muito motivador enquanto educadora ambiental em construção e fiquei muito feliz e esperançosa de ver diálogos e reflexões tão boas do grupo de professores já em nosso primeiro encontro do ano”.

Na parte da tarde, o trabalho foi na escola e, com base nas discussões da manhã, os professores começaram a construção das ementas das disciplinas eletivas deste ano, com o auxílio dos parceiros. As eletivas vão abordar o ecoturismo, as culturas afro e indígena, a reutilização de materiais, a relação entre o meio ambiente e a saúde, a potencialidade da semente, o corpo como mediação do ser humano com o mundo, a história da escola, do Horto e de Tupi, a investigação sobre problemas ambientais locais, e a relação entre as questões socioambientais e a qualidade de vida. A especialista ambiental do Instituto de Pesquisas Ambientais Maria Luísa Bonazzi Palmieri falou dessa construção conjunta: “É uma grande satisfação para mim poder participar da construção desses processos educativos, no qual buscamos utilizar o conhecimento científico para aprimorar a realidade escolar e ressignificá-lo a partir dessa aproximação, em uma via de mão dupla. Foi possível observar que as discussões da manhã de hoje deram base para os professores construírem propostas de disciplinas eletivas socioambientais com grande potencial educativo”.

A professora de Arte, Protagonismo Juvenil e Orientação de Estudos, Raimunda Ferreira Bonfati, comentou sobre sua participação nesse encontro formativo: “O dia de hoje foi bem trabalhado com uma dinâmica incrível! Me fez reconstruir valores sobre como abordar uma educação ambiental com nossos alunos abordando os pilares da educação ambiental propostos pela Oca, agregando valores éticos e de como se colocar no lugar do outro, valorizar o ser humano como um todo e, o mais importante, zelar pela nossa Mãe Terra”.