12/01/2023

 

O nível de abrangência, a diversidade e a produtividade das pesquisas científicas, realizadas pelo Instituto de Pesquisas Ambientais, oferecem excelente suporte para o crescimento das suas três revistas científicas institucionais, no âmbito das publicações acadêmicas de relevância para os diferentes nichos da comunidade científica: Hoehnea, na área da Botânica; Derbyana, na área de Geociências, e a Revista do Instituto Florestal, na área de Ciências Florestais. As três revistas são de acesso aberto (Open Access), sem taxas para submissão e publicação, aceitando a submissão de artigos inéditos em inglês, português ou espanhol, que são revisados por pares (Peer-reviewed). Contam em seus quadros com especialistas de renome, nacionais e estrangeiros, de diversas subáreas do conhecimento.

A Revista Hoehnea foi fundada em 1971 pelo Instituto de Botânica (IBt), em substituição aos Arquivos de Botânica do Estado de São Paulo, recebendo o nome em homenagem ao botânico Frederico Carlos Hoehne, que foi o fundador e primeiro diretor daquela instituição. Em seu formato digital, e com volumes constituídos por cerca de 40 a 60 manuscritos científicos por ano, a especialidade da revista é a publicação, de forma contínua, de artigos originais, revisões e notas científicas em todas as áreas da Botânica e da Micologia (Anatomia, Biologia Molecular, Bioquímica, Ecologia, Filogenia, Fisiologia, Genética, Morfologia, Palinologia e Taxonomia), em português, espanhol ou inglês. A submissão de trabalhos é realizada pelo sistema ScholarOne, através da Plataforma do SciELO. O corpo técnico é composto pela editora-chefe Iracema Helena Schoenlein-Crusius, responsável pela tramitação dos manuscritos no sistema ScholarOne, e os editores assistentes Eduardo Pereira Cabral Gomes e Maria Margarida da Rocha Fiuza de Melo, PqC aposentada que exerce a função de editora técnica responsável pelas etapas referentes ao SciELO. Recentemente, a Revista Hoehnea obteve uma boa avaliação no Qualis (2017-2020), alcançando conceito B1, o que deve intensificar a procura do periódico por autores que desejam publicar seus artigos em uma revista confiável, com boa divulgação e relevante no meio científico.

A Revista Derbyana é dedicada a Geociências do IPA, em continuidade à Revista do Instituto Geológico, com vigência de 1980 a 2020. O nome Derbyana é uma homenagem a Orville Adelbert Derby (1851-1915), um dos patronos das Geociências no Brasil e diretor da Commissão Geographica e Geológica de São Paulo, criada em 1886, que realizou pesquisas pioneiras sobre solo, clima, geomorfologia, geologia e hidrografia, no âmbito do estado de São Paulo. A revista tem como finalidade publicar artigos relacionados às Geociências e áreas correlatas, de caráter científico e/ou tecnológico, na língua inglesa ou portuguesa. Destina-se também à publicação de revisões, mapas e cartas, notas prévias, comentários, críticas e réplicas de artigos. O corpo técnico é composto pelo editor-chefe Silvio Takashi Hiruma, pelos editores-assistentes Gustavo Armani e Sibele Ezaki e pela secretária executiva Viviane Dias Alves Portela. A revista tem organizado, com sucesso, seções especiais em seus volumes, apoiadas por especialistas de renome de universidades e órgãos nacionais, dedicadas a temas de interesse para a comunidade científica: “Aplicações de Isótopos em Estudos Hidrológicos e Ambientais” em 2021, “Mudanças climáticas: Estudos de impacto e vulnerabilidade ambientais” e “Avanços em Paleontologia” em 2022 (ambas com continuidade prevista para 2023) e, para o ano de 2023, está prevista uma seção sobre os avanços na área de recursos hídricos subterrâneos. Na classificação atual do Qualis (2017-2020), referente a um período anterior ao lançamento de Derbyana, a Revista do IG alcançou o conceito B2, graças a indexações importantes, como o Scopus (Elsevier).

A Revista do Instituto Florestal faz parte de um restrito grupo de revistas científicas dedicadas às Ciências Florestais e afins no Brasil, geralmente associadas a universidades federais. Em 2023, completará 35 anos. Possui 750 artigos publicados ao longo de sua história, e nos últimos 10 anos, publicou artigos de pesquisadores de 121 instituições, de todos estados brasileiros e do exterior. Publica artigos em inglês, português e espanhol, nas áreas de Ciências Florestais e afins (Arborização urbana, Áreas protegidas e conservação da natureza, Comunicação em Ciências Florestais, Conservação da fauna, Ecologia florestal, Economia e política florestal, Florestas urbanas, Genética e melhoramento florestal, Geografia e planejamento ambiental, Hidrologia florestal, Manejo florestal, Mudanças climáticas e impactos em ecossistemas florestais, Restauração florestal, Sistemas agroflorestais – SAFs, Silvicultura, Taxonomia e fitogeografia de espécies arbóreas e Tecnologia de produtos florestais). Na classificação atual do Qualis (2017-2020), obteve o conceito B4. O editor-chefe é Frederico A.R.D.P. Arzolla, os editores assistentes Maurício Ranzini e Eduardo L. Longui e o corpo editorial é composto por pesquisadores e outros profissionais do IPA e de outras instituições de pesquisa do país. A revista é associada à ABEC e possui parceria com a Agência Bori para a divulgação científica dos artigos publicados e, em breve, implantará o sistema de submissão eletrônica OJS – Open Journal System, proporcionando maior visibilidade à revista, à submissão dos trabalhos e facilidade de acesso aos artigos publicados.

Os editores agradecem muito a todos os funcionários, editores, revisores e colaboradores que se dedicam à produção das revistas científicas do IPA. Esperam que os bons conceitos Qualis (2017-2020), atribuídos às revistas, estimulem a submissão de novos manuscritos, a citação de suas referências e a busca por conhecer mais detalhadamente os conteúdos. Outrossim, esperam que novos membros da comunidade científica sintam-se estimulados e muito bem-vindos a integrarem as equipes editoriais, atuando como editores e/ou revisores dos manuscritos, contribuindo efetivamente para que as revistas científicas do IPA tornem-se cada vez mais excelentes na divulgação da pesquisa científica em Meio Ambiente, realizada no estado de São Paulo.

Acesse as revistas:

Hoehnea

Derbyana

Revista do Instituto Florestal