05/06/2022

 

“Estocolmo+50: um planeta saudável para a prosperidade de todos e todas — nossa responsabilidade, nossa oportunidade”

O dia 05 de junho foi escolhido para a comemoração do Dia Mundial do Meio Ambiente, porque marcou o início da 1ª Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente, no ano de 1972, em Estocolmo na Suécia. Desde então, nessa semana é realizada uma nova conferência mundial.

Este ano, em sua 50ª edição, a Suécia é mais uma vez a anfitriã do evento, tendo como lema “Estocolmo+50: um planeta saudável para a prosperidade de todos – nossa responsabilidade, nossa oportunidade”.  A expectativa é que o evento articule caminhos para o enfrentamento de uma tríplice crise planetária – mudança climática, perda de biodiversidade e poluição, promovendo soluções transformadoras da sociedade para o enfrentamento dos desafios ambientais compartilhados, que exigem ação internacional urgente.

A expressão “Meio Ambiente” seria um pleonasmo ou uma redundância pois a palavra “ambiente” deriva do latim “ambiens”, “entis”, que significa “aquele que rodeia” e meio pode ser entendido com o mesmo significado: lugar, recinto, espaço.

Na Constituição Federal do Brasil de 1988, em seu artigo 225, nos diz: “Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações”.

Este ambiente equilibrado pode ser conseguido quando entendermos que o “Meio Ambiente” deve ser pensado por “Inteiro Ambiente”, tudo é interligado. As rochas que formam o planeta e dão a forma do relevo são reformatadas por eventos naturais como terremotos, chuvas, gelo, água de rios e oceanos, e ainda pelos seres vivos. As arvores, matas e campos ajudam a preservar o ambiente protegendo o planeta. Se retirarmos um deste itens, o equilíbrio será afetado.

Neste dia especialmente, vamos começar a pensar como um ciclo, parodiando um famoso desenho, um “ciclo sem fim”. Mas no mês de junho vamos fazer reflexões sobre o meio ambiente.

veja a parte II em: Política Nacional do Meio Ambiente completa 41 anos em 2022

Portal de Educação Ambiental