09/05/2022

 

A Exposição é especial, pois tem em sua mostra imagens históricas do acervo do Museu Geológico e peças do Museu Florestal, ambos do IPA – Instituto de Pesquisas Ambientais.

A exposição “Raio-que-o-parta: ficções do moderno no Brasil”, montada no Sesc 24 de maio desde 16/02/22 e permanece até 07/08/22, narra sobre a noção de “arte moderna” no Brasil. A iniciativa integra o projeto Diversos 22, do Sesc São Paulo, que celebra o centenário da Semana de Arte Moderna e o bicentenário da Independência, refletindo criticamente sobre as diversas narrativas de construção e projeção de um Brasil, e traz cerca de 600 obras de 200 artistas, como Lídia Baís, Mestre Zumba, Genaro de Carvalho, Anita Malfatti, Tomie Ohtake, Raimundo Cela, Pagu, Alberto da Veiga Guignard, Rubem Valentim, Tarsila do Amaral, Mestre Vitalino, dentre outros.

Dentre as mais de 600 obras expostas, foram selecionadas 10 fotografias históricas pertencentes ao acervo do Museu Geológico Valdemar Lefèvre, que foram captadas durante as expedições científicas realizadas pela Comissão Geográfica e Geológica de São Paulo nas primeiras décadas do século XX. As imagens, que foram tratadas e digitalizadas em alta resolução, tematizam o encontro do homem com a natureza e com as populações indígenas que viviam no interior do Estado.

Mais fotografias da Comissão Geográfica e Geológica, e uma porção de equipamentos científicos, rochas, minerais e fósseis, podem ser vistos no Museu Geológico Valdemar Lefèvre, aberto ao público de segunda a sexta, das 9 às 16h,  no Parque da Parque da Água Branca, na zona Oeste.

Do acervo do Museu Florestal Octávio Vecchi foram escolhidos dois pratos de cerâmica de autoria de Antonio Paim Vieira (1895 – 1988) que foram adquiridos diretamente por Octávio Vecchi para comporem o acervo do Museu, no ano de 1928. Paim se inspirava e se apropriava de iconografia de povos nativos para suas composições deste período, como nas obras que estão em exposição.

Várias outras peças do acervo do Museu Florestal Octávio Vecchi, inclusive uma pintura mural com a representação de dezenas de árvores nativas realizada pelo mesmo autor, Paim Vieira, estão à espera do público nos finais de semana e feriados das 9 às 16h horas, no Parque Estadual Alberto Löfgren – Horto Florestal, na zona Norte.

Além dos Museus Geológico e Florestal, o IPA também possuí o Museu Botânico, que está aberto para visitação nos finais de semana e feriados, das 10 às 16h, localizando no Jardim Botânico de São Paulo, na zona Sul.

Veja no link da exposição abaixo mais informações e programe-se para aproveitar esta visita ao máximo.

https://www.sescsp.org.br/programacao/raio-que-o-parta-ficcoes-do-moderno-no-brasil/

Endereço: R. 24 de Maio, 109 – República, São Paulo – SP, 01041-001

CLIQUE AQUI para saber mais sobre os Museus do IPA.