18/05/2022

 

A Estação Experimental de Tupi (conhecida como Horto de Tupi) busca inovar em seus programas de educação ambiental, a partir da pesquisa, da constante avaliação das atividades e da construção conjunta, em parceria entre o Instituto de Pesquisas Ambientais (IPA), a Fundação Florestal (FF), a Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente (SEDEMA) de Piracicaba e o Laboratório de Educação e Política Ambiental (OCA/ESALQ/USP).

Assim, no início de maio, foi realizada pela primeira vez, uma programação noturna do programa “Vem pro Horto”, que tem como objetivo aproximar a comunidade do Horto e torná-lo, cada vez mais, um espaço educador sustentável.

Nessa noite, foi exibido o filme “Amazônia: o despertar da florestania”, dirigido por Christiane Torloni e Miguel Przewodowski, retrata como as questões socioambientais têm sido abordadas desde o início do século XX até os dias atuais, resgatando personagens históricos, como Chico Mendes, e com participação de diversos indígenas, ambientalistas, artistas, jornalistas e intelectuais. A exibição foi viabilizada pela parceria com o Programa Ecofalante Universidades, que tem o objetivo de proporcionar a reflexão e o debate sobre questões contemporâneas do Brasil e do mundo por meio do acesso a filmes.

Após o filme, os participantes foram incentivados a refletir sobre a relação entre as questões socioambientais retratadas no filme e o Horto de Tupi, como explica a especialista ambiental do Instituto de Pesquisas Ambientais Maria Luísa Bonazzi Palmieri:

“Com o evento, pudemos juntar a magia do cinema com os encantos do Horto e, a partir de reflexões sobre a importância da conservação da Amazônia, pensar no relevante papel socioambiental do Horto para a pesquisa, educação ambiental, conservação da natureza e lazer”.

Nesse sentido, foi realizada também uma trilha noturna de 3km no Horto, em parceria com a “Nas Nuvens Ecoturismo”, que realiza trilhas noturnas gratuitas na unidade há anos. Os participantes compartilharam suas experiências:

“Foi lindo! O céu maravilhoso, a trilha incrível! O filme mexeu demais comigo. Chegamos em casa cansadas e felizes. Parabéns aos organizadores e obrigada a todos”. Tainá-Rekã Wanderley de Pádua, professora.

 “Um evento deveras alegrador, agradeço muito pela oportunidade e carinho. Encorajo a próxima edição”. Tchelo Andrade – historiador.

Também o analista ambiental da Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Sedema) Giovanni Batista Campos comentou sobre o sucesso do evento:

“Contamos com a presença de 65 participantes e houve uma grande lista de espera, caso houvesse desistência. Trata-se de uma proposta nova de evento, a aceitação foi enorme e os participantes gostaram tanto que nós da equipe organizadora estamos planejando uma nova edição do cinema com trilha noturna já para o 2º semestre de 2022”.

Para facilitar a participação de todos, os eventos do “Vem pro Horto” são gratuitos, abertos a toda a comunidade e agora são realizados com o apoio da Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte (SEMUTTRAN), Guarda Civil e Tupi Transportes, de modo que contam com uma linha de ônibus gratuita saindo do Terminal Central em direção ao Horto de Tupi. A cada evento, serão divulgadas as informações referentes aos horários dessa linha especial.

Próxima atividade do “Vem pro Horto” – Círculo de mulheres: “A história da mulher e os impactos causados nos papéis das mulheres contemporâneas”, dia 28/05 das 9h às 12h. Principal parceiro: Curadoria da Alma Feminina.

Informações completas sobre as próximas atividades podem ser acompanhadas nas redes sociais da Estação Experimental de Tupi e no site do Comitê Gestor da Área de Visitação Pública da Estação Experimental de Tupi:

https://www.facebook.com/estacao.experimentaldetupi https://www.instagram.com/hortodetupi/ https://hortodetupi.wixsite.com/comitegestor

No canal da “Estação Experimental de Tupi” no Youtube estão disponíveis vídeos dos programas educativos realizados:

 https://www.youtube.com/channel/UCuYfgaMBmvwnosiu7bYEjVg

Exibição do filme “Amazônia: o despertar da florestania”