As revistas científicas do IPA – Instituto de Pesquisas Ambientais têm como finalidade promover a disseminação e a aplicação do conhecimento científico e tecnológico em Botânica, Geociências, Ciências Florestais e Biodiversidade, em prol da ciência, do desenvolvimento social e da comunidade, com planos e critérios definidos pelo Conselho Editorial de cada uma.

 

A Revista do Instituto Geológico (ISSN 0100-929x, eISSN 2176-1892) é uma revista de acesso aberto que tem como principal finalidade publicar trabalhos de caráter científico ou tecnológico relacionados às Geociências e áreas correlatas. Destina-se também à publicação de revisões, notas prévias, resumos, comentários, críticas e réplicas de artigos.

Em virtude da fusão dos institutos de pesquisa da pasta de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado de São Paulo (Geológico, Florestal e de Botânica) no atual Instituto de Pesquisas Ambientais, a Revista do Instituto Geológico (1980-2020) passou a se denominar Derbyana.

 

Derbyana (e-ISSN 2764-1465) é uma revista de acesso aberto e peer-reviewed dedicada a Geociências do Instituto de Pesquisas Ambientais da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado de São Paulo, em continuidade à Revista do Instituto Geológico (ISSN 0100-929x, eISSN 2176-1892), do instituto homônimo, com vigência de 1980 a 2020.

A revista tem como principal finalidade publicar trabalhos de caráter científico ou tecnológico relacionados às Geociências e áreas correlatas. Destina-se também à publicação de revisões, mapas e cartas, notas prévias, comentários, críticas e réplicas de artigos.

A revista é editada anualmente com publicação contínua. Conta com um corpo consultivo permanente, composto por eminentes cientistas brasileiros e estrangeiros, especializados em diferentes ramos das Geociências.

O nome Derbyana é uma homenagem a Orville Adelbert Derby (1851-1915), um dos patronos das Geociências no Brasil e diretor da Commissão Geographica e Geológica de São Paulo, criada em 1886, que realizou pesquisas pioneiras sobre solo, clima, geomorfologia, geologia e hidrografia no âmbito do Estado de São Paulo. Essa Comissão, de cunho científico e expedicionário, foi o embrião de diversas instituições de pesquisa do Estado de São Paulo tais como o Instituto Geológico, Instituto Florestal, Instituto de Botânica, Instituto Geográfico e Cartográfico, Instituto Astronômico e Geofísico, Museu Paulista e Museu de Zoologia.

 

Hoehnea (e-ISSN 2236-8906) é uma das Revistas Científicas oficiais do Instituto de Pesquisas Ambientais. Foi fundada em 1971 pelo Instituto de Botânica (IBt), em substituição aos Arquivos de Botânica do Estado de São Paulo, recebendo o nome em homenagem ao botânico Frederico Carlos Hoehne, que foi o fundador e primeiro Diretor daquela instituição. A especialidade da revista é a publicação, de forma contínua, de artigos originais, revisões e notas científicas em todas as áreas da Botânica e da Micologia (Anatomia, Biologia Celular, Biologia Molecular, Bioquímica, Ecologia, Filogenia, Fisiologia, Genética, Morfologia, Palinologia e Taxonomia), em Português, Espanhol ou Inglês. Trabalhos de revisão são aceitos, a convite do Corpo Editorial, não devendo se restringir a compilações bibliográficas, mas conter análise crítica sobre determinado tema significativo para a comunidade científica. As notas científicas devem apresentar avanços técnicos e/ou científicos relevantes. Não há cobrança de taxas para o processamento dos artigos, editoradas pelo sistema Scholar One e o acesso às matérias publicadas é livre, seguindo o regramento do “Open Access”, através da Plataforma do SciELO.

 

Revista do IFA Revista do Instituto Florestal (ISSN: online – ISSN 2178-5031 e impressa – ISSN 0103-2674) é um periódico científico semestral. Surgiu em 1989, resultante da fusão das publicações Silvicultura em São Paulo, de 1962, e Boletim Técnico IF, de 1972.

É um periódico científico interdisciplinar, de acesso livre, que publica trabalhos inéditos em Ciências Florestais e ciências afins, na forma de artigos científicos, notas científicas e artigos de revisão, redigidos em português, inglês ou espanhol, nas seguintes áreas temáticas: Arborização urbana; Áreas protegidas e conservação da natureza; Conservação da fauna; Ecologia; Economia e política florestal; Genética e melhoramento florestal; Geografia e planejamento ambiental; Hidrologia; Silvicultura; Taxonomia vegetal e fitogeografia; Tecnologia de produtos florestais.

A Revista do IF é filiada à ABEC – Associação Brasileira de Editores Científicos. Está indexada nas fontes: Academic Journal Database; AGRIS – Internacional System of Agricultural Science and Technology; DOAJ – Directory of Open Acess Journal; Latindex – Sistema Regional de Información en Línea Revistas Científicas de America Latina, el Caribe, España y Portugal; OALib – Open Acess Library; ROAD – Directory of Open Acess Scholarly Resources

A íntegra de todos os trabalhos científicos publicados estão disponíveis na lateral direita da página. As instruções aos autores podem ser conferidas no na página. Os manuscritos submetidos à publicação são avaliados pelo sistema de Revisão por Pares, tipo Duplo-cego. Não há taxas para submissão ou publicação.