O IPA – Instituto de Pesquisas Ambientais possui 3 museus, que são de responsabilidade do Núcleo de Museus, Acervos Arquivísticos e Iconográficos. Estão localizados em áreas de proteção, dentro da cidade de São Paulo, e atendem principalmente estudantes em visitas guiadas e o público em geral. Além de desenvolverem atividades de divulgação científica, desempenham um importante papel nas políticas públicas em educação ambiental do Estado de São Paulo.
Nossos Endereços
- Bibliotecas
- Museus
- Laboratórios
- Unidades
Museu Botânico Dr. João Barbosa Rodrigues
O Museu Botânico “Dr. João Barbosa Rodrigues” foi inaugurado em 1942 e é um equipamento didático-expositivo que compõe o eixo de visitação do Jardim Botânico de São Paulo. Possui exposição permanente que aborda a história do antigo Instituto de Botânica, atual Instituto de Pesquisas Ambientais, do Jardim Botânico e da botânica no Brasil. Possui uma coleção de frutos e sementes, madeira e óleos essenciais. No totem interativo, é possível acessar diversas informações sobre o Jardim Botânico e as pesquisas desenvolvidas.
Nesse atrativo, além dos aspectos botânicos tratados pelos professores de biologia, os professores da área de história, geografia e português também encontram diversos elementos facilitadores para abordar conteúdos como: contextualizações históricas desde o século XVI até o século XXI; grandes expedições científicas; distribuição geográfica dos biomas Mata Atlântica e Cerrado; textos descritivos, narrativos, dissertativos; nos documentos históricos pode ser discutida a evolução da língua portuguesa, alterações ortográficas, etc.
Endereço: Jardim Botânico de São Paulo, Av. Miguel Estéfno, 3.687 – Água Funda, São Paulo – SP.
Visitação: Finais de semana e feriados, das 10h às 16h.
Ingressos: Visite o site da concessionária
Em caso de consultas ao acervo do museu ou dúvidas, entrar em contato: ipa.nmaai@sp.gov.br
Museu Florestal Octávio Vecchi
O Museu Florestal foi concebido no final da década de 1920, pelo então diretor do Serviço Florestal, Octávio Vecchi.
O edifício, construído entre 1928 e 1930 e inaugurado em 1931, foi projetado especificamente para receber o acervo, bem como laboratórios de pesquisa que funcionaram no piso inferior entre as décadas de 1930 e 1960. O Museu Florestal foi importante seção de pesquisa e abrigou laboratório de meteorologia, de fotografia, herbário e xiloteca do Serviço Florestal, do antigo Instituto Florestal, hoje Instituto de Pesquisas Ambientais.
O acervo é composto por um diverso mostruário de madeiras entalhadas, sementes, peças das escolas de xilografia, charão (laca japonesa), marcenaria, marchetaria, aquarelas, grande painel a óleo, de autoria de Helios Seelinger, que ilustra a história de São Paulo, pintura mural de espécies nativas realizada por Antonio Paim Vieira, vitrais executados pela Casa Conrado, além de outras obras.
Conjugando ciência, história e arte, o museu é espaço de contemplação e educação ambiental.
CONHEÇA O ACERVO DO MUSEU FLORESTAL
Endereço: Parque Estadual Alberto Löfgren, Rua do Horto, 931 – Horto Florestal, São Paulo – SP.
Visitação: De terça-feira a domingo, das 9h às 17h.
Ingressos: Visite o site da concessionária
Telefone: (11) 2231-8555 – Ramais 2063 e 2053
Em caso de consultas ao acervo do museu ou dúvidas, entrar em contato: ipa.nmaai@sp.gov.br
Museu Geológico Valdermar Lefèvre (Temporariamente Fechado)
O Museu Geológico foi criado em 14 de novembro de 1967, mas parte de seu acervo originou-se na Comissão Geográfica e Geológica de São Paulo – CGG (1886-1931). As exposições permanentes do museu constituem-se, basicamente, de minerais, rochas, fósseis, objetos e documentos antigos, reunidos desde os trabalhos da Comissão Geográfica e Geológica, a partir do século passado.
O museu não é só um centro de exibição de coleções, ele representa o reflexo de mais de um século de pesquisas nas áreas de geociências no estado de São Paulo, pesquisas estas iniciadas pela Comissão Geográfica e Geológica (1886-1931) e continuadas pelo antigo Instituto Geológico, atual Instituto de Pesquisas Ambientais da Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Estado de São Paulo. Dessa forma, o acervo do museu reflete principalmente as pesquisas geocientíficas desenvolvidas no território paulista.
Informamos a mudança do Museu Geológico Valdemar Lefèvre – MUGEO, atualmente localizado no Parque da Água Branca, para a Unidade Vila Mariana, do Instituto de Pesquisas Ambientais.
Em virtude deste fato, as atividades do MUGEO, no Parque da Água Branca, serão encerradas no dia 18/11/2022.
A partir desta data, o prédio ficará fechado para visitação, tendo acesso ao local apenas os funcionários e pessoal responsável pelos procedimentos de preparo e embalagem dos acervos para a mudança.
|
Em caso de consultas ao acervo do museu ou dúvidas, entrar em contato: ipa.nmaai@sp.gov.br