27/03/2015

A pesquisadora científica Claudia Varnier, do Núcleo de Hidrogeologia do Instituto Geológico (IG), proferiu a palestra “Nitrato nas águas subterrâneas em áreas urbanas: desafios atuais” no I Simpósio de Águas Subterrâneas de Mato Grosso do Sul (I SASMS), realizado entre os dias 22 e 24 de março de 2015, no Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo (Campo Grande, MS). Na ocasião, a pesquisadora ressaltou o cenário da contaminação das águas subterrâneas por nitrato em áreas urbanas do Estado de São Paulo, bem como a proposição de medidas de prevenção e mitigação deste problema.

O I SASMS contou com a participação de profissionais na área de recursos hídricos e meio ambiente. Foram proferidas, no total, 21 palestras que levaram à discussão temas como o monitoramento, fator social das águas subterrâneas, vulnerabilidade de aquíferos, águas subterrâneas e abastecimento público, gerenciamento de recursos hídricos, enfrentamento da crise hídrica, aquíferos transfronteiriços, particularidades jurídicas do uso das águas subterrâneas, entre outros. Além das palestras, destacam-se também duas mesas redondas, ao final de cada dia, com perguntas da plateia que fomentaram a discussão sobre a disponibilidade hídrica no Estado de Mato Grosso do Sul, qualidade e conflitos no uso da água subterrânea, além de retomar algumas dúvidas das palestras ministradas anteriormente.

A iniciativa do evento foi do Laboratório de Águas Subterrâneas e Áreas Contaminadas da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (LASAC – UFMS), em parceria com o IMASUL, DNPM e financiado pela Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul (FUNDECT). O público alvo era composto, por técnicos nas áreas de recursos hídricos, alunos e docentes da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), bem como membros da sociedade civil. Maiores informações sobre o evento podem ser acessadas AQUI.