
15/01/2015
Pesquisa científica coordenada pelo pesquisador Dr. William Sallun Filho é destaque da capa da edição de janeiro da revista International Journal of Speleology.
O artigo trata dos controles estruturais e hidrológicos que propiciaram o desenvolvimento da Gruta da Tapagem (Caverna do Diabo) na região da Serra do André Lopes (Vale do Ribeira, Estado de São Paulo, sudeste do Brasil). Embora a região seja um planalto com variação significativa na elevação e um clima subtropical úmido, a caverna é uma anomalia no carste de André Lopes, pois no local há poucas cavernas e a maioria tem pequena dimensão.
Apesar de ser recente a pesquisa concluiu que a criação da caverna só foi possível devido ao desenvolvimento do Rio das Ostras, um vale entalhado, que condicionou a captura do Rio Tapagem, formador da caverna, que é um afluente do rio subterrâneo Ostras. Além disso, os rios Tapagem e Ostras tem importante contribuição de águas provindas de fora dos dolomitos, o que proporciona maior acidez da água, consequentemente maior dissolução dos dolomitos e formação de cavernas.
Após uma série de colapsos e obstruções, o rio infiltra através do sumidouro atual, criando um vale totalmente cego. Atualmente, a caverna tem uma diferença de altitude de 120 m entre a entrada e o ressurgimento, o que corresponde à diferença de enraizamento entre os dois vales.
O local do estudo está localizado no Parque Estadual Caverna do Diabo e na APA Quilombos do Médio-Ribeira, no sul do Estado de São Paulo. As pesquisas contaram com a participação de alunos e pesquisadores do Instituto de Geociências da Universidade de São Paulo, financiamento da FAPESP por meio do Auxílio à Pesquisa e colaboração da administração e funcionários do Parque Estadual Caverna do Diabo (FF/SMA).
Sallun Filho, W.; Cordeiro, B.M.; Karmann, I. 2014. Structural and hydrological controls on the development of a river cave in marble (Tapagem Cave – southeastern Brazil). International Journal of Speleology, 44 (1): 75-90.
O artigo na íntegra (em inglês) está disponível em: CLIQUE AQUI