
01/05/2014
O relatório executivo do projeto “Mapeamento de riscos associados a escorregamentos, inundações, erosão e solapamento de margens de drenagens do Município de Campos do Jordão”, elaborado pelo Instituto Geológico foi entregue à Prefeitura de Campos do Jordão, durante as festividades do 140º aniversário da cidade, em 29/04/2014.
O trabalho foi desenvolvido entre setembro de 2013 e abril de 2014, tendo como resultado a identificação de 40 áreas de risco, seu detalhamento em setores, atribuição de graus de risco e recomendações para enfrentamento dos problemas. Complementarmente, estão previstas ações de médio prazo visando fomentar a implementação de ações voltadas à prevenção e mitigação de riscos, entre elas:
– a realização de oficina técnica para os técnicos de diversas secretarias municipais relacionadas ao tema prevenção de desastres e gestão de áreas de risco;
– a realização de curso de capacitação de professores da rede municipal para formação de agentes multiplicadores na percepção e reconhecimento de riscos;
– a capacitação de técnicos municipais para a utilização de plataforma SGI-RISCO-IG desenvolvida pelo Instituto Geológico.
A entrega oficial do relatório foi feita pelo Cel. PM Marco Aurélio Alves Pinto (Secretário da Casa Militar do Governo do Estado de São Paulo) ao Prefeito Frederico Guidoni. Representando o Secretário do Meio Ambiente, Sr. Rubens Naman Rizek Junior, esteve presente o Diretor Substituto do Instituto, Pesquisador Científico Cláudio José Ferreira.
Este mapeamento foi realizado por meio do Termo e Cooperação Técnica entre a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (CEDEC), da Casa Militar, e o Instituto Geológico, da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e se coaduna com as diretrizes no “Programa Estadual de Prevenção de Desastres Naturais e de Redução de Riscos Geológicos”.