Instituto Geológico entrega relatórios de mapeamento de riscos para os municípios de Caçapava e de São José do Rio Preto

19/10/2012

 

O Instituto Geológico (IG) entregou os relatórios técnicos de mapeamento das áreas de risco para dois municípios, Caçapava e São José do Rio Preto, durante a reunião do Comitê para Estudos de Ameaças Naturais e Tecnológicas do Estado de São Paulo (CEANTEC), realizada no dia 25 de setembro de 2012 no Palácio dos Bandeirantes.

Os mapeamentos foram desenvolvidos no escopo de termo de cooperação técnica entre o Instituto Geológico (IG) e a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (CEDEC), que beneficiou nove municípios do Estado.

Os estudos de avaliação e mapeamento de áreas de risco de escorregamentos, inundação, erosão, solapamento, colapso e subsidência tem aplicação imediata no monitoramento de áreas de risco, especialmente em Planos Preventivos de Defesa Civil. Subsidiarão também o planejamento municipal (Planos de Contingência, Planos Diretores) e possibilitarão a obtenção de recursos para a execução de projetos e obras que ajudem a solucionar a situação das áreas de risco.

Para receber os mapeamentos de áreas de riscos compareceram a vice prefeita do município de Caçapava, Sra. Darcy Breves de Almeida, e o Secretário do Meio Ambiente do município de São José do Rio Preto, Sr. José de Lima Bueno.

Durante este mesmo evento foi apresentado o Plano de Trabalho de Curto e Médio Prazo (2012-2020) do Programa Estadual de Prevenção de Desastres Naturais e de Redução de Riscos Geológicos, pela geóloga Maria José Brollo, pesquisadora do IG e secretária executiva do Grupo de Articulação de Ações Executivas do referido plano.