Equipe do Instituto Geológico realizando trabalhos de apoio no local do escorregamento no Km 52 da Rodovia dos Imigrantes

28/02/2013

Por conta do evento meteorológico desastroso ocorrido no dia 22/02/2013 na Serra do Mar na região de Cubatão, o Instituto Geológico (IG) foi acionado pela Coordenadoria Estadual da Defesa Civil (CEDEC), para realizar atendimento emergencial conforme preconiza o PPDC – Plano Preventivo de Defesa Civil específico para Escorregamentos nas Encostas da Serra do Mar (Decreto nº 42.565, de 01/12/1997).

Nos dias 22 e 23/02/2013 técnicos do Instituto Geológico (IG) realizaram atendimento no local do deslizamento que interditou a pista da Rodovia dos Imigrantes no sentido São Paulo no Km 52. A vistoria do local atingido teve como objetivo prestar apoio técnico para o enfrentamento do problema. O deslizamento foi consequência da chuva intensa em um curto período de tempo, cerca de 200 milímetros em duas horas, que desencadeou um fluxo gravitacional do tipo corrida de massa ao longo de uma drenagem que passa ao lado da entrada do túnel TA 10/11, que transportou grande quantidade de matéria como solo, blocos rochosos e troncos de árvores.

O temporal também provocou estragos no município de Cubatão. Foram registrados pontos de deslizamentos e inundação significativos nos bairros: Cotas 95 e 200, Água Fria, Caminho dos Pilões, Vila São José, Vila Noel, Vila Esperança e Mantiqueira. Nos bairros Água Fria, Caminho dos Pilões e Vila São José, severamente atingidos por inundações decorrentes do transbordamento do Rio Cubatão foram atingidas aproximadamente 2300 moradias. Segundo dados da CEDEC, até o momento são mais 1.500 pessoas entre desabrigados e desalojados.

O IG e equipes das Defesas Civis Federal, Estadual e Municipal participaram de reuniões emergenciais com a Prefeitura de Cubatão, em apoio à gestão do desastre e na definição de procedimentos para avaliação de risco, incluindo o levantamento das áreas urbanas afetadas pelas inundações e deslizamentos enchentes, com a indicação de moradias em risco iminente, moradias a serem removidas e moradias que ainda apresentam condições de segurança para o retorno dos habitantes.

Os técnicos do IG, geólogos Lídia Keiko Tominaga, Paulo César Fernandes da Silva, Cláudio José Ferreira e Daniela Girio Marchiori Faria, o tecnólogo Eduardo de Andrade e o geógrafo Pedro Carignato Basílio Leal revezaram-se no atendimento, com apoio operacional dos técnicos Márcio Félix Dionísio e Valentim Otaviano dos Santos Filho, auxiliando a equipe da Defesa Civil entre os dias 22 a 26/02/2013.