
16/08/2012
No dia 10 de agosto de 2012, técnicos do Instituto Geológico (IG) estiveram presentes durante a solenidade de reabertura da trilha do Morro do Diabo, situada no Parque Estadual Morro do Diabo (PEMD), no município de Teodoro Sampaio (SP). A formação geológica e geomorfológica é a maior atração turística da cidade e um dos principais atrativos do Pontal do Paranapanema.
Participaram da cerimônia de reabertura o secretário estadual do Meio Ambiente, Bruno Covas, o diretor executivo da Fundação Florestal (FF), Olavo Reino Francisco, os gestores do PEMD, Andréa Soares Pires e Helder Henrique de Faria e autoridades locais. O Instituto Geológico foi representado pelos servidores Diego Grola, Márcio Félix e Rafael Galdino.
Como parte do projeto Trilhas de São Paulo, da Secretaria do Meio Ambiente, o percurso de 1,2 mil metros que leva ao cume do morro foi reestruturado e ganhou um conjunto de novos painéis interpretativos. O IG, por meio dos núcleos de Monumentos Geológicos, Geologia Geral, Geomorfologia e Publicações e Recursos Audiovisuais, desenvolveu dois painéis que explicam aspectos da geologia e geomorfologia do Morro do Diabo. Um desses painéis – que são os primeiros implantados pelo Projeto Monumentos Geológicos do Estado de São Paulo – foi desenvolvido com auxílio do Professor Luiz Alberto Fernandes, da Universidade Federal do Paraná. A implantação dos painéis foi feita em parceria com a Fundação Florestal e com os gestores do PEMD.
O Projeto Monumentos Geológicos, desenvolvido pelo Núcleo de Monumentos Geológicos do IG, realiza ações de caracterização, conservação e divulgação dos sítios geológicos presentes no Estado de São Paulo.