24/09/2012

 

No dia 21 e 22 de setembro de 2012 os pesquisadores Lídia Keiko Tominaga e Rogério Rodrigues Ribeiro acompanhados dos técnicos de apoio Daniel R. de França e Valentim O. dos Santos Filho participaram do “Simulado de Abandono Emergencial de Área de Risco” na Comunidade do Perequê-Mirim em Ubatuba. O exercício foi organizado pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (CEDEC) em parceria com a Secretária Nacional de Defesa Civil (SEDEC). Participaram do simulado a Prefeitura de Ubatuba, por meio do Núcleo de Defesa Civil (NUDEC) da Secretaria de Segurança Pública e defesa Social e Secretaria de Cidadania e Desenvolvimento Social, representantes da Regional de Defesa Civil (REDEC I-3), da Rede Nacional de Emergência de Radioamadores (RENER), Polícia Militar e Rodoviária, Corpo de Bombeiros, Socorristas do SAMU, e moradores da comunidade.

O objetivo foi simular uma ocorrência de chuvas intensas (acumulado superior a 300 mm em 72 horas), provocando um deslizamento e o soterramento de uma pessoa. Foi ensaiado como seria realizado o isolamento da área afetada e a remoção preventiva dos moradores do entorno. O exercício teve como foco a capacitação dos moradores, para que saibam quais são os procedimentos seguros e eficazes no momento de necessidade e preparar as equipes de atendimento emergencial para que possam agir prontamente em uma situação real.

A participação do Instituto Geológico (IG) no exercício foi simular uma avaliação geotécnica (que em uma situação real, aconteceria após alguns dias do ocorrido) para avaliar as condições de saturação de água no solo (acúmulo de água) e a situação das encostas (blocos de rochas soltos, solo exposto, árvores e postes tortos, rachaduras recentes em muros e paredes, desníveis aparentes). Para uma avaliação geral da área através de imagens aéreas foram realizados sobrevoos com o helicóptero Águia 12 do Grupamento de Radiopatrulha Aérea da Polícia Militar do Estado de São Paulo (GRPAe). Na Escola Municipal Maria da Cruz Barreto utilizada como abrigo foram realizadas palestras e atividades com os participantes, as crianças receberam cartilhas para colorir da Defesa Civil e do IG receberam a Coleção Geonatural nº 01 – “Você Sabe o que é Deslizamento?”, Caderno de Educação Ambiental – “Desastres Naturais” e para as representações e educadores foram distribuídos o livro “Desastres Naturais – Conhecer para prevenir”.

O exercício simulado faz parte do Plano Nacional de Proteção e Defesa Civil do Governo Federal instituído no começo de 2012. A experiência do IG no mapeamento de áreas de risco de Ubatuba, realizado em 2006, foi fundamental para o desenvolvimento deste simulado. A partir do mapeamento de riscos de escorregamentos e inundações foi possível a prefeitura municipal e a sua defesa civil realizarem o monitoramento das áreas de risco do município. O mapeamento foi desenvolvido no escopo de termo de cooperação técnica entre o Instituto Geológico (IG) e a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (CEDEC).