A COP15 (Conferência das Nações Unidas para as Mudanças Climáticas) será realizada pelo governo dinamarquês em dezembro de 2009, em Copenhague, prazo limite para a assinatura de um tratado para substituir o Protocolo de Kioto, que estipulou metas de redução dos gases do efeito estufa até 2012, sendo que o maior desafio das relações multilaterais passou a ser a concretização de um acordo para combater o aquecimento global.

Para dar suporte técnico-científico ao COP-15, pesquisadores científicos do Instituto Geológico, Alethéa Ernandes Martins Sallun e William Sallun Filho, participaram do “International Scientific Congress on Climate Change: Global Risks, Challenges & Decisions” em março de 2009, evento organizado pela IARU (International Alliance of Research Universities), como parte do calendário oficial da ONU.

Os pesquisadores apresentaram trabalhos científicos que versam sobre projetos de pesquisa desenvolvidos no Instituto Geológico sobre (1) evolução ambiental da Bacia Hidrográfica do Alto Rio Paraná, (2) oscilações do nível do mar e mudanças paleoclimáticas no Parque Estadual da Campina do Encantado (PECE) e na Estação Ecológica Juréia-Itatins (EEJI – planície Cananéia-Iguape) e (3) comparação paleoclimática dos dados observados no Estado de São Paulo com eventos mais úmidos durante o Holoceno registrados na Serra da Bodoquena (MS).

A proposta do congresso foi capturar o máximo do conhecimento científico obtido atualmente para a elucidação, mitigação e adaptação às mudanças climáticas. Os resultados deste evento irão subsidiar os trabalhos do IPCC (Intergovernmental Panel on Climate Change – Painel Intergovernamental para Mudanças Climáticas), provendo um sumário do conhecimento científico dois anos após o último relatório do IPCC.

No final do Congresso, foi entregue ao Primeiro-Ministro dinamarquês, Dr. Anders Fogh Rasmussen, as conclusões do evento, sob a forma de seis “key messages” que serão apresentadas ao COP15 (1: Tendências climáticas, 2: Ruptura social, 3: Estratégia de longo prazo, 4: Equidade de dimensões, 5: A inação é imperdoável, 6: Enfrentar o desafio). A partir das apresentações e discussões foi produzido um relatório síntese com as principais conclusões do congresso. Este relatório síntese tem por finalidade explicar o estado atual da compreensão dos efeitos das ações do homem nas alterações climáticas e o que pode ser feito, com uma linguagem acessível para o público leigo, como políticos, imprensa e cidadãos interessados.

O relatório síntese foi elaborado a partir das mensagens apresentadas ao primeiro ministro dinamarquês e presidente do COP 15, na sessão de encerramento do congresso, de acordo com o que foi apresentado nos mais de 1.600 trabalhos científicos do evento. O relatório síntese já está disponível em http://climatecongress.ku.dk/.

Foto: Bella Center (Copenhague, Dinamarca) – “International Scientific Congress on Climate Change: Global Risks, Challenges & Decisions”.