- Foto: Programa
O Analista Ambiental do IG, tecnólogo Eduardo de Andrade, apresentará palestra no Workshop Grandes Desastres Naturais do Brasil, promovido pela ABGE no dia 05 de maio de 2011.
Neste evento serão apresentadas e debatidos tecnicamente alguns dos últimos desastres relacionados a escorregamentos e inundações ocorridos no Brasil, como Santa Catarina (2008), Alagoas (2010), Rio de Janeiro (2011), bem como algumas ações que tem sido implementadas visando minimizar o dano ocorrido.
No caso de Alagoas, em decorrência das chuvas intensas que atingiram o Estado de Alagoas entre 15 a 19/06/2010 ocorreram grandes inundações, acompanhadas de fortes enxurradas em praticamente toda a porção norte do Estado. Os efeitos destes fenômenos causaram destruição das edificações ao longo das margens dos rios e vultosos prejuízos, levando diversos municípios da região a decretarem estado de calamidade pública.
Foram afetados 28 municípios sendo que 4 municípios decretaram situação de emergência e 15 estado de calamidade pública. Assim, atendendo ao pedido de auxílio do Governo de Alagoas, o Governador do Estado de São Paulo, por meio de seus Secretários de Estado do Meio Ambiente e da Casa Militar, solicitou ao Instituto Geológico o envio de especialistas para dar suporte técnico aos municípios gravemente atingidos pelas cheias dos rios que cortam o Estado de Alagoas (Rio Paraíba e Rio Mundaú e seus afluentes).
Essa ação fez parte do apoio que o Governo paulista prestou ao Estado de Alagoas no enfrentamento dos desastres. O Instituto Geológico enviou, então, 3 equipes técnicas, compostas por geólogos, geógrafo, engenheiro civil, tecnólogo, técnico de apoio, que atuaram na região no período de 27/06 a 14/07/2010, realizando avaliações técnicas em 7 municípios: Santana do Mundaú, União dos Palmares, Branquinha, São José da Laje, Rio Largo, Atalaia, Satuba.
A programação completa do evento pode ser vista no site da ABGE, no link: http://www.abge.com.br/