No dia 08 de outubro de 2009, a Secretaria de Estado do Meio Ambiente, por meio do Instituto Geológico, realizou a reunião de lançamento do Conselho Estadual de Monumentos Geológicos, ocorrida no auditório do CONSEMA (SMA). Trata-se de um conselho consultivo, criado por meio de Resolução da SMA a ser publicada em Diário Oficial, que tem como principais objetivos reconhecer os monumentos geológicos paulistas, bem como sugerir atividades e ações de pesquisa, conservação e divulgação de nossa Geodiversidade.

O Conselho é composto por 19 membros, tendo o Secretário Estadual do Meio Ambiente, Xico Graziano, como Presidente, o Diretor Geral do IG, Ricardo Vedovello, como seu suplente e o Chefe da Seção de Monumentos Geológicos, Rogério Rodrigues Ribeiro, como Secretário Executivo. Os demais membros são reconhecidos pela sua atuação e conhecimento acerca do tema. São eles: Ana Lúcia Desenzi Gesicki; Anna Carolina Lobo; Antônio Theodorovicz; Celso Dal Ré Carneiro; Célia Regina de Gouveia Souza; Diego Amorim Grola; Eduardo Luis Serpa; Eliane Aparecida Del Lama; José Alexandre de Jesus Perinotto; José Pedro de Oliveira Costa; Luiz Flaviano Furtado; Marília Barbour Herman Caggiano; Neide Araujo; Paulo César Boggiani; Sidnei Raimundo e Virgínio Mantesso Neto.

Já na primeira reunião do Conselho – e contando com a participação do Secretário-Adjunto do Meio Ambiente, Pedro Ubiratan Scorel de Azevedo, representando o Secretário do Meio Ambiente – cinco geossítios foram reconhecidos como Monumentos Geológicos e serão inseridos no Inventário Paulista de Monumentos Geológicos. São eles: Geyseritos Permianos de Anhembi, no município de Anhembi; Carste e Cavernas do Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira (PETAR), no Vale do Ribeira; Varvito de Itu, em Itu; Cratera de Colônia, em São Paulo; e Rocha Moutonnée de Salto, em Salto.

A criação do Conselho Estadual de Monumentos, bem como o Inventário Paulista de Monumentos Geológicos, são ações desenvolvidas no âmbito do Projeto Monumentos Geológicos do Estado de São Paulo, coordenado pela Seção de Monumentos Geológicos do IG.