A pesquisadora do Instituto Geológico- IG/SMA Annabel Pérez-Aguilar participou como professora convidada do Curso “Aspectos geográficos, geológicos e ecológicos de Salto, Itu e Região”, realizado pelo Instituto de Estudos Vale do Tietê – INEVAT com instituições parceiras Salto Ambiental e Instituto Aruanã, sob coordenação do Dr. Salvador Carpi Junior e do Prof. Ismar Ferrari. O curso foi destinado para professores do Ensino Fundamental e Médio e profissionais da área de turismo.

No dia 28/11/2009 foi realizada aula de campo que teve como finalidade apresentar evidências de glaciação na região de Salto-Itu, tendo como destaque o Pavimento Estriado Guaraú (nova evidência da glaciação neopaleozóica).

Este afloramento foi recentemente incorporado aos Sítios Geológicos do Brasil e apresenta potencial de visitação turística, dada sua importância científica e didática. Necessita, contudo de grande auxílio da comunidade local para que receba proteção adequada, infra-estrutura para visitação e para que seja transformado efetivamente num monumento geológico.

O Curso foi finalizado no dia 12/12/2009 com as aulas proferidas pelas pesquisadoras do IG/SMA Annabel Perez-Aguilar (“Pavimento Estriado Guaraú”) e Sibele Ezaki (“Aspectos Hidrogeológicos de Salto”) e com o debate “Patrimônio geológico, cultura e educação”.

Veja também: Estudantes visitam rochas descobertas no Guaraú http://www.itu.com.br/noticias/detalhe.asp?cod_conteudo=20936