- Foto: IG
No período compreendido entre 2007 e 2010 foram desenvolvidas diversas atividades pelas instituições participantes do Projeto Ambiental Estratégico Aquíferos, que incluíram ações, produtos e proposição de instrumentos legais, tais como: mecanismos e resoluções de gerenciamento e proteção dos aquíferos; execução de projetos técnicos e de pesquisas; capacitação de agentes responsáveis pela gestão dos recursos hídricos subterrâneos e usuários; integração do monitoramento da qualidade e quantidade das águas subterrâneas; e elaboração de materiais de divulgação direcionados a um público variado.
Incluída no conjunto de ações de divulgação, a presente publicação, que constitui o terceiro Caderno do Projeto Ambiental Estratégico Aquíferos, apresenta um breve relato das principais atividades desenvolvidas no âmbito deste projeto no período citado, além de incluir propostas de continuação das atividades integradas. É dessa forma, uma prestação de contas sobre as ações realizadas, além de constituir subsídios para a atualização, articulação e consolidação dos programas e agendas estaduais que se relacionem à gestão dos aquíferos no Estado.
Com esta publicação, lançada durante o Seminário Utilização e Proteção das Águas Subterrâneas, realizado no dia 18/04/2011, em São Paulo, espera-se contribuir para a avaliação dos resultados já obtidos, bem como para proporcionar novos avanços e ações de prevenção que evitem impactos negativos futuros, que ofereçam base e mecanismos adequados para a solução de problemas existentes, e que permitam promover a conscientização e participação interativa da população.
A Síntese das atividades 2007-2010 do Projeto Ambiental Estratégico Aquíferos já está disponível para download. Para acessá-la entre no site do Instituto Geológico (https://www.infraestruturameioambiente.sp.gov.br/institutogeologico/ps_downloads.asp) ou – CLIQUE AQUI.