- Foto: IG/SMA
Tem início nesta terça-feira, dia 01/12/2009, a Operação Verão 2009/2010, que coloca em operação o PPDC – Plano Preventivo de Defesa Civil, específico para escorregamentos de encostas, com período de operação de 4 meses, tendo, portanto, o seu término previsto para 31 de março de 2010.
O PPDC é coordenado pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (CEDEC), e conta com o apoio técnico do IG. Neste ano completa 21 anos de operações, tendo se iniciado no verão de 1988-1989.
O Plano envolve ações de monitoramento dos índices pluviométricos, previsões meteorológicas, realização de vistorias de campo nas áreas de risco e atendimentos emergenciais. Tem um caráter preventivo, com objetivo de evitar a ocorrência de mortes, por meio da remoção preventiva e/ou temporária da população que ocupa as áreas de risco, antes que os escorregamentos atinjam suas moradias. O PPDC é operado em 4 níveis operacionais, para os quais existem ações específicas: OBSERVAÇÃO, ATENÇÃO, ALERTA E ALERTA MÁXIMO.
Atualmente o IG atua no PPDC em 5 regiões do Estado de São Paulo, com o monitoramento de 66 municípios (Foto).
O coordenador no IG é o pesquisador Jair Santoro, geólogo da Seção de Geologia Aplicada e Ambiental, e conta com uma equipe de 13 técnicos, entre geólogos, geógrafos e engenheiros. As atividades desenvolvidas incluem a realização de vistorias técnicas de emergência, quando do acionamento da Defesa Civil Estadual, para avaliar a necessidade ou não da remoção preventiva das pessoas que moram em áreas de risco de escorregamentos de encostas.
Durante o a Operação Verão 2008-2009, o IG foi acionado 31 vezes, incluindo atendimentos emergenciais e mudanças de nível vigente ocorridas nos municípios de Guarujá, Campos do Jordão e Cubatão. No período foram vistoriadas 76 áreas de risco, 51 moradias foram interditadas definitivamente, 151 moradias tiveram interdição temporária, 374 pessoas foram removidas preventivamente. Tem-se também o saldo de 6 mortes nos municípios de Campo Limpo Paulista (3), Campos do Jordão (1) e Guarujá (2), devido a conseqüências de escorregamentos.
Figura: abrangência do PPDC no Estado de São Paulo