Este foi o tema de palestra apresentada na UNICAMP, em 06 de outubro de 2009, pelo Pesquisador do INSTITUTO GEOLÓGICO Dr. Jair Santoro, durante o Fórum Permanente de Energia e Ambiente.
Neste ano, a temática abordada pelo fórum foi “Situações de Risco e Desastres: Condicionantes Físicos e Sociais e Perspectivas de Enfrentamento”, que teve como objetivo debater a situação atual e as demandas de pesquisas futuras na área de riscos e desastres. Esta versão do fórum foi organizada pela Faculdade de Tecnologia (FT) de Limeira e o Instituto de Geociências (IG), ambos da UNICAMP
A palestra ministrada pelo pesquisador do Instituto Geológico tratou da definição dos principais condicionantes e características geológico-geotécnicas dos escorregamentos que ocorrem nas encostas da Serra do Mar no Estado de São Paulo e outras regiões. Foram apresentados conceitos técnicos, tipologia dos processos, feições características e a influência das atividades humanas na deflagração destes processos de instabilização.
Na programação do forum outros temas relevantes também foram discutidos, como: O tempo atmosférico e os acidentes aéreos, em palestra do Dr. Edson Cabral da PUC-SP; a rede sociotécnica de gestão de desastres no Vale do Itajaí, em palestra do Dr. Marcos A. Mattedi (URBlumenau); Percepções dos perigos urbanos na Região Metropolitana de Campinas e Baixada Santista, em palestra do Dr Eduardo Marandola Jr (NEPO-UNICAMP). Após as quatro palestras houve mesa redonda tratando de Demandas de pesquisas futuras na área de riscos e desastres.
Mais informações sobre este evento podem ser vistas em www.unicamp.br/unicamp/divulgacao/2009/10/07/pesquisas-futuras-na-area-de-riscos-e-desastres-naturais.
Informações sobre a Área de Atuação em Desastres Naturais do INSTITUTO GEOLÓGICO, da qual o Pesquisador Jair Santoro faz parte, podem ser encontradas em www.infraestruturameioambiente.sp.gov.br/institutogeologico/aa_desastres.asp.