O Núcleo Curadoria do Acervo Histórico do Instituto Geológico foi criado em 2010 com o objetivo de organizar, preservar e permitir o acesso às informações de uma importante documentação relativa aos estudos geocientíficos que nortearam a ocupação do solo no Estado de São Paulo.

O setor, desde julho de 2010, está sob a responsabilidade de José Barcellos Ramos que trabalha na organização dos fundos. Os fundos, em arquivos históricos, são documentos do passado que precisam ser identificados, balizados, ordenados, descritos e analisados a fim de possibilitar a preservação de sua organicidade, a sua integridade física e a disseminação das informações contidas em seus elementos para pleno uso dos cidadãos e pesquisadores.

Os fundos existentes são: Fundo Comissão Geográfica e Geológica – FCGG (1886-1931), Fundo Instituto Astronômico e Geográfico – FIAG (1931-1935), Fundo Departamento Geográfico e Geológico – FDGG (1935-1938), Fundo Instituto Geográfico e Geológico (1938-1975). Os principais documentos são referentes ao final do século XIX e início do XX do FCGG.

Neste momento, o IG está propondo uma ação colaborativa com as instituições oriundas da antiga Comissão Geográfica e Geológica para a criação de um banco virtual reunindo toda a documentação da CGG em comemoração aos 125 anos.