No dia 24 de fevereiro de 2011, a Geóloga e Pesquisadora Lídia Keiko Tominaga participou como representante do IG em Brasília da Oficina Procedimentos Metodológicos no Mapeamento de Riscos relacionados a Escorregamentos em Encostas. O evento foi promovido pelo Ministério das Cidades, por meio da Secretaria Nacional de Programas Urbanos, e pelo Ministério de Minas e Energia, por meio da Secretaria de Geologia, Mineração e Transformação Mineral.
A realização desta oficina visou obter contribuições para definição de instrumentos técnicos necessários para o ordenamento territorial em municípios com suscetibilidade à ocorrência de desastres naturais e que forneçam informações quanto à aptidão à urbanização e aos riscos existentes. Além disto, pretendeu-se também discutir conceitos, parâmetros, escalas e outros elementos metodológicos para os estudos e mapeamento de riscos visando subsidiar sistemas de alerta e ações de redução de risco.
A oficina contou ainda com a participação de representantes da Casa Civil da Presidência da República e de outros entidades federais, inclusive universidades (CPRM, UFPE, UFRJ, UFSC, UNB); de órgãos estaduais (RJ, SP, PE, MG, ES) e municipais (Belo Horizonte, Rio de Janeiro).