O geólogo e pesquisador Jair Santoro foi agraciado na última quinta-feira (03/02) com a medalha “Centenário do Terceiro Grupamento de Bombeiros”. Essa condecoração é concedida a personalidades civis e militares pelos seus trabalhos impactantes que enaltecem a Polícia Militar do Estado de São Paulo e em especial o Corpo de Bombeiros.
A cerimônia ocorreu no 3º Grupamento de Bombeiros, no bairro da Mooca, o evento teve a duração de aproximadamente uma hora e condecorou 37 pessoas entre elas o secretário estadual do Meio Ambiente, Bruno Covas.
Santoro é pesquisador do Instituto Geológico há 27 anos, graduou-se em Geologia pela Universidade Estadual Paulista de Rio Claro (UNESP), concluiu o mestrado e doutorado em geologia de engenharia. Atua no mapeamento das áreas de risco e também no Plano Preventivo de Defesa Civil (PPDC), do qual o IG assessora tecnicamente a Coordenadoria Estadual da Defesa Civil (Cedec), a operação do plano corresponde ao período chuvoso.
A medalha é símbolo do 3º Grupamento, cujo desenho um dragão de ouro representa o poder, a força e a energia de quem não teme o fogo nem tampouco as dificuldades. Foi criada e desenhada pelo Soldado PM Osvaldo Marcilio Júnior no ano de 1995, e, instituída pelo Decreto Estadual nº 41.789, de 16 de maio de 1997.