- Foto: William Sallun Filho
O Instituto Geológico (IG) atua em várias áreas de pesquisa em Geociências: Hidrogeologia, Paleontologia, Geologia, Recursos Minerais, Geomorfologia, Carste, Uso e Ocupação do Solo, Climatologia, Geologia Ambiental, Desastres Naturais, Monumentos Geológicos, Geoprocessamento, Museologia e Investigações Subterrâneas.
Com uma atuação tão ampla o IG possui uma produção científica muito diversificada que, conjuntamente com as Coleções Científicas sob sua tutela, torna o IG o órgão de Geologia no Estado de São Paulo. Atualmente a equipe técnica do IG é principalmente composta por 39 pesquisadores científicos em 4 centros de pesquisa.
No ano de 2010 foram publicados 85 trabalhos, entre livros, artigos em periódicos, capítulos de livros, apresentações e resumos em eventos científicos. Houve um aumento de 10% na produção científica do IG em 2010, com maior número de artigos publicados em revistas científicas arbitradas e reconhecidas nacional e internacionalmente.
A publicação do trabalho científico é muito importante, pois disponibiliza para o público os mais importantes resultados das pesquisas desenvolvidas no IG, além de beneficiar com os seus conhecimentos órgãos públicos, a comunidade científica, universidades e outras entidades. A pesquisa científica desenvolvida no IG é responsável pela base técnica de muitas leis e marcos regulatórios, promovendo a preservação do meio ambiente. Este ano o IG comemora 125 anos de estudos em Geociências no Estado de São Paulo – iniciados em 1886 com a criação da Commissão Geographica e Geológica do Estado de São Paulo (CGG).