- Foto: IG/MA
Após o encerramento da Operação Verão do PPDC (Plano Preventivo de Defesa Civil), vigente no período de 01/12/2008 a 07/04/2009, 14 atendimentos a acidentes geológicos foram efetuados por técnicos do IG, em municípios do Estado de São Paulo, nos meses de julho, setembro e outubro.
Os municípios que tiveram problemas situam-se na região da Grande São Paulo (Jandira, Piedade, Taboão da Serra, Mogi das Cruzes), Vale do Paraíba (Lavrinhas) e Litoral (Ilha Comprida, Itanhaém, Santos, São Vicente, São Sebastião).
Os tipos de acidentes variaram entre escorregamentos naturais, escorregamentos em talude de corte e aterro, queda de blocos rochosos, desplacamento rochoso, solapamento de talude de aterro, escorregamento de solo e rochas, processos erosivos em talude de corte em corpo de tálus.
Como conseqüências destes acidentes registraram-se a demolição de 1 moradia, a interdição definitiva de 40 moradias, a interdição temporária de 5 moradias e de um hotel, além de 41 moradias afetadas e sob monitoramento.
Como resultado houve a remoção preventiva de 173 pessoas de forma a evitar conseqüências desastrosas em relação a suas vidas.
Estes atendimentos extra-planos preventivos estão previstos no Termo de Cooperação Técnica firmado entre o Instituto Geológico e a Defesa Civil Estadual.
Foto 1 – acidente de escorregamento em Jandira.
Foto 2 – equipe do IG e morador em vistoria a local afetado por escorregamento em Piedade.