Faleceu no dia 11/02/2008, Pedro Comério, que por muitos anos foi funcionário do Instituto Geográfico e Geológico, atual Instituto Geológico.

Especialista em mineralogia e geologia iniciou suas atividades em 1953. Percorreu a Serra da Mantiqueira quando topografou e fez a demarcação das divisas entre os estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.

No ano de 1961, Pedro Comério começou a trabalhar junto com o Engenheiro José Epitácio Passos Guimarães, seu superior no projeto de implantação do Núcleo Caboclos no PETAR.

Dedicou-se cada vez mais à espeleologia com perseverança e dedicação. O Museu de Geologia do IGG montado em grande parte por Pedro Comério teve muitas amostras de formações espeleológicas. Pedro foi também, um entusiasta da fotografia. Fotografou formações em grutas, amostras de rochas do museu, enfim, tornou-se um dos maiores profissionais em fotografias de cavernas.

Com toda essa riqueza de conhecimento, em uma época carente de informações espeleológicas, Pedro Comério colaborou enormemente, despertando muito interesse pela espelogia, através de palestras e projeções de diapositivos de sua autoria aos jovens estudantes que visitavam o museu do IGG.

Nas fotos, detalhe da homenagem recebida e palestra que proferiu no evento Carste 2007 (IGC-USP)

Fonte das informações: Informativo SBE (maio-dezembro de 2005)